Associação de Professores de Espanhol do Amazonas comemora conquistas em assembleia na Ufam

Por Ismael dos Santos
Equipe Ascom

A Faculdade de Letras da Ufam (Flet) foi palco da última assembleia de 2017 da Associação de Professores de Espanhol do Estado do Amazonas (APE-AM), que tem como presidente o diretor da Flet, professor Wagner Teixeira. A reunião, realizada na manhã do dia 21, contou com a presença dos associados e também de alguns parceiros, como os consulados da Colômbia e da Venezuela, e representantes das secretarias estadual e municipal de Educação.

Ao longo da assembleia, o presidente da associação destacou algumas conquistas nos últimos dois anos (2016-2017). “A parceria da associação com a Ufam é muito forte. Posso destacar nosso apoio nas últimas edições do Encontro Amazonense de Professores de Línguas e Literaturas (Enproll) na Ufam; nas ações do curso de Letras e Literatura Espanhola, como os Pace´s [Programa de Atividade Curricular de Extensão] nas escolas de Manaus; e em alguns eventos de egressos do Parfor [Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica] em Língua Espanhola nos municípios de Barcelos e São Gabriel da Cachoeira. Também publicamos um livro pela Edua com relatos de experiências dos associados sobre o ensino de Espanhol no Amazonas, e firmamos diversas parcerias, uma delas com a Ufam e a Semed para o ensino de Espanhol em uma escola na Zona Leste de Manaus”.

Dentre os desafios para o biênio 2018-2019, a APE-AM pretende ampliar o projeto `Manaus Internacional: integrando culturas por meio da Língua Espanhola´ e apoiar a implementação do ensino do idioma para outros municípios do Amazonas, como por exemplo em São Gabriel da Cachoeira.HomenageadosHomenageados  

Homenagens

Como parte da programação da assembleia, a associação homenageou a ex-presidente da associação e professora aposentada da Ufam Elsa Barría, e o cônsul geral da Colômbia em Manaus, José Florez. Ambos foram reconhecidos pelos relevantes serviços prestados ao hispanismo e ao ensino de espanhol no Amazonas.

Sobre a associação

A Associação de Professores de Espanhol do Estado do Amazonas foi fundada em 8 de novembro de 1989 como instituição representativa dos docentes e hispanistas no Estado do Amazonas. Por muitos anos, os esforços da APE-AM para divulgar o hispanismo no Estado se deram por meio de variados eventos, realizados na capital do Amazonas e em cidades do interior.

Em 2003 a Ufam criou o primeiro curso de graduação em Letras, com habilitação em Língua e Literatura Espanhola do Estado, coordenado pela professora Elsa Barría, à época também presidente da associação. A partir de então, a formação de professores de Língua Espanhola no Amazonas se tornou realidade. Atualmente a APE-AM conta com cerca de 70 associados, entre professores e alunos, e é composta por diretorias executivas em Manaus, Barcelos, Santa Izabel do Rio Negro, São Gabriel da Cachoeira e no Alto Solimões.

Saiba mais sobre a associação pelo site: eleapeam.wordpress.com