Mostra de Profissões leva cerca de 700 alunos da rede pública ao ISB/Ufam em Coari

Por Ismael dos Santos (Equipe Ascom), Davi Queiroz e Ananda Maria (ISB/Ufam)

Foi realizada no Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB/Ufam) em Coari, nos dias 07 e 8 de novembro, a I Mostra de Profissões do Médio Solimões, que teve por objetivo expandir as possibilidades em relação a escolha profissional de alunos da rede pública.

A mostra ocorreu na II Feira de Inovação, Ciências, Tecnologia, Extensão e Cultura do Médio Solimões (Fientec 2017), que teve como tema “Tecnologia, extensão e cultura em prol da Educação e da Profissão”.

O evento atendeu cerca de 700 alunos do Ensino Fundamental e Médio das seguintes escolas: Escola Estadual Maria Almeida do Nascimento, Escola Estadual Prefeito Alexandre Montoril (GM3), Centro de Educação de Tempo Integral Manuel Vicente Ferreira Lima, bem como discentes do Campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFAM) em Coari.

Os estudantes foram recepcionados com uma palestra sobre Orientação Profissional realizada pela Psicóloga do ISB, e também Coordenadora da Mostra, Ananda Maria. Objetivo foi despertar a importância da escolha profissional de forma consciente, fazendo uma reflexão sobre os aspectos implicadores neste processo.Sala da Mostra de Profissões recebeu cerca de mil visitasSala da Mostra de Profissões recebeu cerca de mil visitas

A Mostra contou com a participação do intérprete de Libras Ozian Carvalho, do Núcleo de Acessibilidade do ISB “Eu Apoio”, o que possibilitou a visibilidade para a necessidade da atuação em inclusão, e assim os participantes surdos tiveram condições de vivenciar plenamente das atividades.

Após as orientações, os discentes realizaram visitas técnicas em todos os laboratórios do Instituto, recebidos pelos respectivos técnicos, para que observassem de perto o ambiente de trabalho de algumas profissões. Na oportunidade foram apresentados alguns experimentos que chamaram atenção dos visitantes.

Para finalizar o percurso, os alunos adentraram a Sala da Mostra de Profissões,onde continham trilhas que levavam os estudantes a presenciarem um pouco de cada profissão, com ajuda de cenários e informações sobre 70 profissões. A sala foi preparada para gerar impacto em seus visitantes, tanto por meio das informações nos banners, quanto da exposição de objetos que simbolizam e fazem parte dos vários ambientes profissionais apresentados. Devido ao sucesso, a Sala da Mostra de Profissões ficou aberta ao público até a tarde de sábado, 11, e recebeu cerca de mil visitas.

Como forma de intervenção, foi disponibilizado um grande painel para que os visitantes utilizassem a livre expressão, tendo como pergunta norteadora “Que profissão inspira você?”.

A organização do evento lançou ainda o site oficial, que permitiu toda comunidade acadêmica e externa acessar os dados de 70 profissões e indicar as mais desejadas. Até a tarde de sábado, 11, o site registrou mais de 1.600 acessos.

“A I Mostra de Profissões do Médio Solimões foi um sucesso a graças a uma equipe de excelência, comprometida, dinâmica e resolutiva, formada por professores, técnicos administrativos em educação e alunos de todos os cursos do ISB”, afirmou a coordenadora da Mostra, Ananda Maria.

Acesse o site da I Mostra de Profissões do Médio Solimões e veja a galeria de fotos: isb.ufam.edu.br/profissoes