Reitor cumpre agenda oficial em Brasília

Comitiva liderada por reitor foi recebida por senadores e deputado federalComitiva liderada por reitor foi recebida por senadores e deputado federal

O reitor da Universidade Federal do Amazonas, professor Sylvio Puga, está em Brasília e cumpre agenda na capital federal para tratar assuntos diversos relativos à Ufam. Nesta quarta-feira, 13, reuniu-se com a bancada amazonense, no Senado Federal, acompanhado do pró-reitor de Inovação Tecnológica, (Protec), professor Waltair Machado, do pró-reitor de Administração e Finanças (Proadm), professor Raimundo Pinheiro e do assessor especial, professor Edmilson Bruno. O reitor foi recebido pelo senador Omar Aziz e os deputados federais Pauderney Avelino e Silas Câmara. 
 
Em pauta, uma breve conversa sobre as leis que regem a liberação de incentivos fiscais destinados à pesquisa e à inovação desenvolvidas por universidades públicas. Tratam-se da Lei de Informática nº 8.248/1991, que prevê a redução e até suspensão de IPI e ICMS, e em contrapartida devem destinar até 5% do faturamento à P&D; e a lei estadual nº 2.826/2003, que regulamenta a política estadual de incentivos fiscais e extrafiscais, a qual determina que fabricantes, dependendo do setor de atuação, destinem determinado percentual de seu faturamento para a pesquisa.
 
Na agenda do reitor constam, ainda, visitas ao secretário de Educação Básica do Ministério da Educação (SEB-MEC), professor Rossieli Soares da Silva e ao ministro da Ciência e Tecnologia, Gilberto Kassab.