Departamento de Design inaugura mestrado profissional

Duas linhas de pesquisa são contempladasDuas linhas de pesquisa são contempladasOcorreu na tarde desta terça-feira, 12 de setembro, aula inaugural do Programa de Pós-Graduação em Design da Ufam (PPGD), no auditório Rio Javari da Faculdade de Tecnologia (FT), localizada no setor Norte do Campus Universitário.

Ao todo, 18 candidatos compõem a turma inaugural, caracterizada pela diversidade de atuações e por promover intercâmbio de conhecimentos, visto que as pesquisas direcionam a prática de um designer a demandas interdisciplinares, como viabilização da sustentabilidade, possibilidades em identidades visuais, tecnologias de auxílio à saúde, entre outros.

Estiveram presentes o reitor, professor Sylvio Puga; o vice-reitor, professor Jacob Cohen; a pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, professora Selma Baçal; a Coordenadora do PPGD, professora Karla Mazarelo; a diretora da FT e vice-coordenadora, professora Patrícia Braga; além de egressos do curso de Design, docentes membros do Programa e alunos dessa primeira turma.

Ao levar em consideração o retorno à sociedade com que a Universidade está comprometida, o reitor, professor Puga avaliou a iniciativa como “crucial e de suma importância para o desenvolvimento da região Norte, ainda carente de qualificações em Design”. Já o professor Jacob Cohen destacou a possibilidade de utilização consciente e eficaz de recursos naturais, através dessa área do conhecimento. “Insumos regionais, como a madeira, quando agregados à tecnologia visual do Design, podem ser transformados em produtos altamente valorizados, tanto culturalmente quanto economicamente”, observou o vice-reitor.

 

Aplicabilidade

18 candidatos foram aprovados18 candidatos foram aprovados

A proposta de estudos do PPGD destaca a contextualização do Design nas áreas de inovação e desenvolvimento tecnológico, com foco no aprimoramento do mercado, por se tratar de um mestrado profissional. Duas linhas de pesquisa serão desenvolvidas: ‘Design, comunicação e gestão de projetos visuais’, referente à criação de interfaces, interações virtuais e comunicação visual; e ‘Design, sistemas de produtos e processos’, dedicada a estudar etapas da cadeia produtiva implícita na conclusão de serviços gráficos.  

Conforme afirma a coordenadora do PPG, professora Karla Mazarelo, o objetivo principal consiste em contribuir para a formação de recursos humanos qualificados. “Espera-se que, após a conclusão do mestrado, os profissionais estejam aptos a desenvolver pesquisas e elaborar projetos em todas as vertentes do Design”, concluiu. Ainda segundo a docente, as dissertações devem ser aplicáveis de forma prática, resultando em um produto ou processo.

A inauguração foi concluída com a aula magna ministrada pelo docente da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), professor Júlio Teixeira, que discorreu acerca da ‘Gestão visual de projetos’, uma de suas especialidades.