Fórum dos Coordenadores dos Programas de Pós-Graduação se reúne na UFAM

Encontro será realizado mensalmente para discutir os rumos da pós-graduação na Universidade.

Reitor, professor doutor Sylvio Puga e a pró-reitora de Pesquisa, professora doutora Selma Baçal, apresentam a equipe da PROPESP; a Assessora de Relações Internacionais e o Pró-reitor de Inovação Tecnológica aos coordenadores de pós.Reitor, professor doutor Sylvio Puga e a pró-reitora de Pesquisa, professora doutora Selma Baçal, apresentam a equipe da PROPESP; a Assessora de Relações Internacionais e o Pró-reitor de Inovação Tecnológica aos coordenadores de pós.Para discutir e avaliar a pós-graduação da Universidade Federal do Amazonas, o Fórum de Coordenadores de Pós-Graduação da UFAM se reuniu no auditório da Faculdade de Ciências Farmacêuticas na manhã desta quinta-feira, 13. Plano de trabalho, calendário da pós-graduação e regimento interno dos Programas de pós estiveram entre os temas abordados no encontro.

Na abertura do Fórum, o reitor da UFAM, professor doutor Sylvio Puga, desejou êxito à PROPESP na condução dos trabalhos. "Precisamos avançar em várias frentes, estreitar as relações com as fundações de apoio, com a Capes e toda a equipe da PROPESP sabe que pode contar com o meu apoio e o do vice-reitor, professor Jacob Cohen, para este grandioso trabalho de fortalecimento dos nossos programas de pós-graduação", discursou o reitor antes de seguir para outro compromisso institucional.

A Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, professora doutora Selma Baçal, apresentou aos coordenadores dos PPG's a nova equipe que conduzirá com ela a Pró-reitoria durante o quadriênio 2017-2021. A equipe é composta pelo professor doutor Jamal Chaar, qua atuará na diretoria do Departamento de Pesquisa; pelo professor doutor Henry Vieira, diretor do Departamento de Programas Institucionais e pela professora doutora Adriana Malheiro, a nova diretora do Departamento de Avaliação.

Pró-reitora de Pesquisa anuncia reunião mensal com os coordenadores dos Programas de pós-graduação.Pró-reitora de Pesquisa anuncia reunião mensal com os coordenadores dos Programas de pós-graduação.A pró-reitora aproveitou a reunião para ressaltar os principais aspectos de seu plano de trabalho. "Queremos manter reuniões mensais com os coordenadores dos PPG's, para nos atualizarmos sobre o que está acontecendo nos programas de pós, na Capes, no Ministério da Educação, ou seja, tudo o que possa envolver a nossa área de atuação. Também gostaria de informar que, segundo a FAPEAM, temos 988 mil reais em recurso para a Iniciação Científica que ficaram parados na Unisol por mais de um ano. Agora fazemos um planejamento na PROPESP para utilizar esse montante evitando, dessa forma, que eles voltem para a FAPEAM. Também preciso dizer que necessito do envolvimento de mais programas de pós para a criação de um programa de pós-graduação de fronteira, em associação com as universidades peruanas e colombianas. Juntos, também, precisamos retomar relacionamentos que ficaram estremecidos com instituições parceiras" declarou a pró-reitora.

Visita aos PPG´s

A diretora do Departamento de Avaliação, professora doutora Adriana Malheiro, declarou que, nesse momento, o departamento faz uma análise dos PPG's. Ela anunciou que haverá uma série de visitas aos programas de pós. "Nossa ideia é começar pelos programas que estão enfrentando mais dificuldades. Vamos construir metas e objetivos juntos. Cada programa, para que tenha resultado, tem que cumprir metas, atingir resultados. outro objetivo que pretendemos alcaçar é o de alavancar a pós-graduação lato sensu na UFAM", afirmou a diretora.

Próxima reunião

A próxima reunião do Fórum será no dia 09 de agosto, às 14h, em local a ser divulgado.