Primeira Prefeita do Campus Universitário, a arquiteta e urbanista Carmem Silvia Guimarães destaca as prioridades de sua gestão

 

Prefeita do Campus universitário Carmem Silvia Viana Guimarães trabalha na UFAM há nove anos e é especialista em Sistemas Construtivos e em Arquitetura SacraPrefeita do Campus universitário Carmem Silvia Viana Guimarães trabalha na UFAM há nove anos e é especialista em Sistemas Construtivos e em Arquitetura SacraResponsável pela fiscalização e pelo acompanhamento das obras contratadas, pela recuperação da infraestrutura, manutenção de equipamentos, serviço de limpeza dos espaços institucionais e pelo oferecimento dos serviços de segurança, a Prefeitura do Campus Universitário (PCU) é um dos órgãos suplementares da Universidade Federal do Amazonas mais demandados pela comunidade universitária. Pela primeira vez a PCU está sob o comando de uma mulher, a arquiteta e urbanista Carmem Silvia Viana Guimarães, que trabalhou por mais de vinte anos em diversas construtoras em Manaus e ingressou na UFAM há quase dez anos. Especialista em Sistemas Construtivos e em Arquitetura Sacra, Carmem Silvia tem entre seus trabalhos de destaque a reforma da Igreja de Nossa Senhora de Fátima, no tradicional bairro Praça 14 de Janeiro.

Ao ingressar na UFAM, ela foi lotada na Prefeitura do Campus Universitário, onde ficou responsável por elaborar projetos arquitetônicos e de fiscalização de obras. Ela também foi uma das responsáveis pela ativação do Ambulatório Araújo Lima e fez parte do Conselho do Hospital Universitário Getúlio Vargas para conseguir recursos e realizar projetos. Com o plano de gestão 2017-2021 em mãos, ela agradeceu o convite do reitor e do vice-reitor e destacou as prioridades de sua administração. “Quero dizer, primeiramente, que fiquei muito lisonjeada com o convite do professor Puga e do professor Cohen. Ao mesmo tempo, eu me senti pequena diante do cargo que assumi, pois é uma grande responsabilidade. Mas como sou cristã, sei que se Deus me escolheu é porque ele irá me fazer capaz e me dará a condição para realizar o trabalho. Quero fazer um trabalho que tenha efeito na Universidade e, para fazer uma gestão que corresponda às expectativas e à confiança que foi depositada em mim, eu inseri no meu plano de trabalho atividades que devem ser executadas em curto, médio e longo prazos”.

Prioridades

Recuperação da Estrada do Campus Universitário está entre as prioridades no Plano de Trabalho da Prefeitura do CampusRecuperação da Estrada do Campus Universitário está entre as prioridades no Plano de Trabalho da Prefeitura do CampusNos seis meses iniciais de administração será executado o Plano Emergencial, o qual inclui iniciativas como a verificação da situação dos contratos de limpeza, manutenção, segurança e os de construção em andamento. No mesmo período, será levantada a situação dos carros e dos motoristas e realizadas reuniões com os responsáveis pela limpeza para organizar, de modo centralizado, os bens inservíveis que estão espalhados inadequadamente pelo Campus Universitário para que seja providenciada a destinação legal, provavelmente, reciclagem, via projetos sociais. A prefeita ressalta a possibilidade de recuperação da estrada do Campus. “A recuperação da estrada principal do campus é uma prioridade para nós. Vamos verificar a possibilidade de recuperá-la, especialmente, nos pontos que estão oferecendo perigo à comunidade que a utiliza. Outra prioridade que destaco é a sistematização dos processos, viabilizada pela instalação de novos softwares da área de Engenharia o que, até então, não era realizada no âmbito da Prefeitura do Campus”, declarou a prefeita.

 

Demais investimentos

Grupo de Trabalho que avaliará a viabilidade de adoção de energia solar na UFAM será um dos Grupos Estratégicos previstos no Mapa de Ações da PCUGrupo de Trabalho que avaliará a viabilidade de adoção de energia solar na UFAM será um dos Grupos Estratégicos previstos no Mapa de Ações da PCUA parceria com as unidades acadêmicas, tanto para a descentralização de serviços de manutenção quanto para os serviços de consultoria especializada; a criação de uma página virtual da Prefeitura do Campus na qual serão disponibilizadas todas realizações da PCU; a criação de grupos de trabalho e a busca de recursos para dar continuidade às obras planejadas no PDI e também para as que não estão contempladas no Plano de Desenvolvimento Institucional também constam no Mapa Estratégico de Ações da Prefeitura do Campus. “A médio prazo, mais ou menos dois anos, e dependendo dos recursos, pretendemos investir na melhoria dos processos de transporte, nas parcerias com as unidades acadêmicas, tanto para a descentralização de serviços de manutenção quanto para os serviços de consultoria especializada; na formação de grupos de trabalho, como o de Acessibilidade, de Meio Ambiente e de atualização do Plano Diretor do Campus; na adoção de processos de transparência e, em longo prazo, realizar as obras demandadas pelas unidades acadêmicas. É evidente que esse Plano Estratégico de Ação possui caráter dinâmico. Vamos trabalhar com as prioridades e encaixar, de forma  responsável, as emergências que surgirem durante a gestão”, afirmou a gestora.

 

Elevar conceitos dos Programas é uma das metas

Durante dois dias a comunidade acadêmica da UFAM discute as perspectivas e metas para a pesquisa e pós-graduação da Universidade no I Encontro que trata do tema. No primeiro dia da programação, nesta segunda-feira, 24, além da abertura do evento, que contou com a presença da administração superior da Instituição, o professor Alex Shankland, da Universidade de Sussex, (Inglaterra) proferiu palestra sobre a internacionalização acadêmica. As atividades do I Encontro de Pesquisa e Pós-graduação da UFAM ocorrem no auditório Samaúma da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA).

Leia mais...

Informes Administrativos: 13º Boletim - 2ª quinzena

Informe Administrativo: 13º Boletim da 2ª quinzena de abril 

Comvest inscreve colaboradores para participarem como fiscais em concurso

A Comissão Permanente de Concursos abre inscrições para colaboradores que queiram trabalhar como fiscais durante o concurso Processo Seletivo UFAM-PSTEC 2013, cuja prova será aplicada no dia 1º de setembro.
Para efetuar a inscrição, os interessados devem acessar a página da Comvest www.comvest.ufam.edu.br e ler as instruções.

UFMG organiza convocatória para a Revista Teoria e Sociedade

A Revista Teoria e Sociedade convoca a todos os interessados a submeterem artigos, resenhas, ensaios bibliográficos entre outros trabalhos de caráter científico  para tratar do tema “Violências na Universidade: análises do racismo, sexismo, homofobia na universidade e políticas de enfrentamento.” O prazo de entrega dos artigos é até 30 de agosto de 2013.

 

Leia mais...

Aviso Edital 008/2013

A Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan) torna público, para conhecimento dos interessados, que em razão de determinação emanada da Juíza Federal Titular da Primeira Vara Federal, fica suspensa a divulgação do calendário das provas programadas para o concurso público orientado pelo edital nº  008/2013.

Essa suspensão vai perdurar até a apresentação das informações devidas, no Mandado de Segurança que tramita na referida Vara Federal, o que acontecerá após a notificação da autoridade impetrada. 

PROEG divulga locais das provas para seleção do Programa Jovens Talentos

A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação - Proeg divulga os locais de provas de seleção de bolsistas do Programa Jovens Talentos. A Proeg informa, ainda, que  enviou e-mail a todos os calouros para que os mesmos verificassem individulamente o local e que somente  hoje, 3 de maio, à  tarde, a CESGRANRIO disponibilizou a listagem geral.

Novas informações sobre diárias e passagens

 

A Reitoria divulga o Informativo nº 001/2013 sobre diárias, passagens e ajuda de custo.
 
Acesse informativo.
 
Anexos:
Fazer download deste arquivo (INFORMATIVO001_DIARIASPASSAGENS.jpg)Informativo 001[ ]489 kB

Resultado do Programa de Participação de Discente de Graduação em Eventos Científicos, Tecnológicos e Culturais – PECTEC 2013

A Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários divulga, por meio do Departamento de Apoio ao Estudante,  a lista com o resultado dos processos do PECTEC 2013.

Os alunos selecionados devem apresentar, até 25 dias antes da realização do evento, o aceite do trabalho.

 

Resultado PECTEC 2013

 

Anexos:
Fazer download deste arquivo (RESULTADO_PECTEC.pdf)Alunos selecionados[ ]204 kB

“Encontro de Conselhos de Segurança Alimentar e Nutricional do Estado do Amazonas” propõe alternativas para contornar a elevação do preço da cesta básica

Com o objetivo de discutir as tendências e os desafios da Agricultura urbana, a UFAM promove, de 9 a 11 de abril, em parceria com o Conselho Estadual de Segurança Alimentar, o “Encontro de Conselhos de Segurança Alimentar e Nutricional do Estado do Amazonas”.

Leia mais...

Programa de Pós Graduação em Educação divulga resultado de homologações para Mestrado e Doutorado

O Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação divulgou nesta sexta-feira, 5, o resultado da homologação das inscrições para seleção do Mestrado e do Doutorado do PPGE, edição 2013/2016. 

Leia mais...

Santander Universidades divulga Prêmio de Empreendedorismo Sustentável


A Assessora de Relações Internacionais e interinstitucionais (ARII) recebeu na última quinta-feira, 28 de março, o gerente regional do Santander Universidades para a divulgação do Prêmio de Empreendedorismo Sustentável, um    concurso inédito e específico para estudantes de graduação e de pós-graduação das Universidades Federais da região Norte.

Leia mais...

Pós-Bioagro contribui para o desenvolvimento regional

 

Com uma área construída em um espaço de 2.227,28 m2, o prédio da Pós-Bioagro localizado no setor sul do Campus Universitário, concentrará programas de pós-graduação em Agronomia Tropical, em Ciências Pesqueiras nos Trópicos, em Ciências Florestais e Ambientais e em Diversidade Biológica traz grandes perspectivas para a ciência no Estado do Amazonas.

Leia mais...

De Bakhtin a Libras, II SELIT encerra a viagem ao mundo da Literatura

Durante três dias, o II Seminário de Literatura (II SELIT) proporcionou uma volta ao mundo da literatura. No terceiro e último dia do evento, os temas expostos abordaram desde clássicos como Bakhtin até o que de mais atual há, como a literatura voltada para as pessoas com deficiência auditiva, cujos textos são escritos na Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). O II SELIT visou integrar os cursos de Letras, língua e literatura da Universidade expondo trabalhos de pesquisa realizados por professores e estudantes nas diferentes línguas. 

Iniciando a programação, foi realizada a mesa-redonda que tratou da literatura contemporânea brasileira, da qual participaram os professores Keyla Cardoso, apresentando a temática “Entre Bakhtin e Barros: uma conversa sobre o discurso poético”, Carlos Guedelha, que discorreu sobre a “Trajetória Lírica de Astrid Cabral”, e Kenedi Azevedo, pesquisador da luso-literatura na pós-modernidade.

Para a palestrante, professora Keyla Cardoso, o II SELIT contribuiu para fortalecer um dos tripés da universidade.  “O Seminário foi importante para incentivar a pesquisa universitária. Porque, quando nós apresentamos informações, recursos e teóricos novos, estamos incentivando os alunos a dedicarem-se à pesquisa.  Eu apresentei meu trabalho sobre Bakhtin e Barros. Por que não desenvolver  um sobre Bakhtin e um outro poeta?, instigou a professora.

O II Seminário de Literatura ofereceu vasta programação que começava às 14h e seguia até às 21h. A agenda do terceiro dia foi um exemplo disso. Enquanto no auditório Rio Solimões eram realizadas as palestras, no Rio Negro, ocorria a oficina “A Literatura Surda existente e a Literatura Surda em construção na UFAM com o Projeto Tradução de contos da Literatura para surdos” ministrada pela professora Rosilene Marinho. A seguir, houve a exposição dos trabalhos indígenas. Os professores Gabriel Arcanjo e Roberta Enir Neves e a discente Kamila Freire de Oliveira fizeram as explanações. Às 18h, continuaram as atividades do minicurso “Narrativas audiovisuais: um percurso discursivo”, cuja liderança foi dada ao professor Luiz Carlos Martins.  Paralelamente, o professor Marcos Frederico Kruguer era o preletor da conferência “Diálogos a partir da Obra: Amazônia - Mito e Literatura”. O Hall do ICHL foi o palco para diferentes manifestações artísticas, como a exposição de artes plásticas e musicais. 

A aluna do 4º período de Letras, Língua e Literatura Espanhola, Kamila Oliveira expôs os resultados da pesquisa desenvolvida acerca da lei 11.645 que trata da obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena nas escolas do país. De acordo com a jovem pesquisadora, o evento permitiu que ela dividisse com os participantes um pouco do que aprendeu sobre o tema. “O meu objetivo aqui é desconstruir algumas ideias equivocadas sobre os indígenas e os africanos. Eu mesma as tinha anteriormente. Agora, com o trabalho, não possuo mais essa visão e gostaria de ajudar outros a não tê-las também”, declarou. 

Para a estudante Sarah Talita Castro Rabelo, o II SELIT propiciou a ampliação do aprendizado da sala de aula. “Nós tivemos a oportunidade de adquirir conhecimento acerca de assuntos novos como, por exemplo, a literatura africana, que foi tema de uma das oficinas. É algo recente e muito importante para a nossa formação profissional”, salientou.

Catarina Lemes, membro da equipe que coordenou o Seminário, expressou a satisfação com o trabalho realizado. “Todas as nossas expectativas foram alcançadas. Tivemos a participação expressiva do público durante os três dias. Todos nós, da organização, estamos muito felizes por termos obtido o resultado que queríamos e já estamos pensando no próximo evento”, comemorou a discente. 

Nota de Esclarecimento da Reitoria sobre as ocorrências no 1º turno

 

NOTA DE ESCLARECIMENTO
 
A Universidade Federal do Amazonas, representada pelo Reitor em exercício Professor Luiz Frederico Mendes dos Reis Arruda, esclarece à Comunidade Universitária da UFAM que as listas de votantes utilizadas pelas mesas receptoras de votos no processo de Consulta para Reitor (a) e Vice-Reitor (Gestão 2013/2017) foram emitidas pelos órgãos competentes desta Instituição e para efeito de eliminação de duplicidades de nomes foram cruzadas as listas de votantes pelo Centro de Processamento de Dados. Portanto, não cabe atribuir as ocorrências detectadas no 1º Turno, tais como, as eventuais ausências de nomes de professores, técnico- administrativos e alunos, como também a presença de nomes em listas diferentes das suas unidades de origem, à Comissão Central de Consulta, a qual deliberou não retirar, incluir ou transferir quaisquer nomes das listas para votação no 2º turno.
 
Manaus, 02 de abril de 2013.
 
LUIZ FREDERICO MENDES DOS REIS ARRUDA
Pró–Reitor de Extensão e Interiorização,
no exercício do cargo de Reitor

PROCOMUM chama atenção para recadastramento de estudantes inscritos no Passa Fácil

Todo estudante que fez o cadastro em 2013 deve atualizar suas informações para garantir o direito de continuar usando a meia passagem no ano corrente. Ele deve se recadastrar a partir do dia 25 de abril, por meio do link http://estudantes.manaus.am.gov.br/
 
É importante que o aluno atualize seus dados no recadastro, incluindo informações como: se passou de ano, se foi reprovado, se mudou de escola, se está matriculado em um novo curso ou se encerrou alguma atividade escolar citada no antigo cadastro.
 
Esses dados serão avaliados pela Instituição que o aluno citou no recadastramento, fazendo um cruzamento de informações entre as instituições de ensino e o recadastro dos estudantes. Depois que a instituição de ensino validar as informações, o aluno tem seu recadastro aprovado e o Cartão PassaFácil, liberado para a compra de créditos e ser usado com a meia passagem.
 
O recadastro tem o objetivo de evitar fraudes no sistema da meia passagem e garantir esse benefício aos verdadeiros estudantes. 
 
O recadastro de estudantes no sistema da meia passagem está previsto no Decreto nº 2.014 de 14 de novembro de 2012 que estabelece o Calendário de Atividades para o Cadastro e Recadastro relativo ao benefício da meia passagem 2013. Mais informações pelo telefone (92) 3305-1795.
 
 

Reitoria se manifesta sobre eleições em NOTA DE DESAGRAVO PÚBLICO

NOTA DE DESAGRAVO PÚBLICO

 

A UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS, representada pelo Reitor em exercício Professor LUIZ FREDERICO MENDES DOS REIS ARRUDA, com fundamento nos artigos 19 e 21 do Estatuto da UFAM, vem a público manifestar desagravo em apoio à Comissão de Consulta à comunidade universitária para escolha do Reitor e Vice-Reitor da UFAM, gestão 2013/2017, em particular na pessoa de sua Presidente, Professora Ana Cristina Belarmino de Oliveira, que no exercício de função delegada pelo egrégio Conselho Universitário, sofreu ofensas verbais por um grupo de manifestantes no dia 28 de março de 2013, no âmbito da Comissão Permanente de Concursos – COMVEST, por ocasião da apuração de votos. Outrossim, reafirma seu compromisso com a garantia às opiniões divergentes nos limites da urbanidade exigida no ambiente universitário coibindo os excessos de quaisquer membros e adotando as medidas disciplinares cabíveis.  Deste modo, hipotecamos solidariedade aos membros da Comissão que investidos de função delegada pelo Conselho Universitário merecem nosso respeito e consideração.


 

Manaus, 02 de abril de 2013.



 

 

LUIZ FREDERICO MENDES DOS REIS ARRUDA
Pró–Reitor de Extensão e Interiorização, 
no exercício do cargo de Reitor
Anexos:
Fazer download deste arquivo (Notadesagravo2.doc.pdf)Notadesagravo2.doc.pdf[ ]213 kB

II SELIT promove integração entre as Literaturas

Com o objetivo de integrar os cursos de Letras, Língua e Literatura da Universidade, o Departamento de Língua e Literatura Portuguesa (DLLP) promove o II Seminário de Literatura (SELIT), que reúne, até a próxima quarta-feira (3) professores e alunos para refletir sobre a literatura nas diversas línguas estudadas pelos cursos. No primeiro dia do evento, foram realizadas palestras sobre a literatura universal, hispânica, brasileira, norte-americana e portuguesa.  

Leia mais...

PROPESP inscreve para mestrado em Enfermagem até 25 de abril

A PROPESP, em parceria com o Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, da Universidade Estadual do Pará, abre inscrições para  o curso de pós-graduação em nível de mestrado em Enfermagem até o dia 25 de abril. Os interessados em concorrer às vagas - duas para as linhas de pesquisa "Enfermagem em Saúde Pública" e "Epidemiologia de doenças na Amazônia" e outras quatro para a linha de pesquisa "Educação e Tecnologia de Enfermagem para o Cuidado em Saúde a Indivíduos e Grupos Sociais" - deverão participar de processo seletivo com cinco etapas.

Anexos:
Fazer download deste arquivo (Edital-Enfermagem.pdf)Edital Enfermagem[ ]476 kB

Leia mais...

Incomodal motiva interesse de estudantes para o mercado de trabalho

Acadêmicos e estudantes de Ensino Médio da Rede Pública de Ensino participam da palestra “Incomodal: o segredo dos campeões”, proferida pelo especialista em Marketing e Comportamento Humano, Carlos Eduardo Oshiro. O evento ocorreu nesta segunda-feira, 1° de abril, no auditório Rio Amazonas, da Faculdade de Estudos Sociais (FES).

Leia mais...

FES abre inscrições para MBA Executivo em Comércio Exterior e Relações Internacionais a partir de 1º de abril

A Coordenação de Pós-Graduação “Lato Sensu “ da Faculdade de Estudos Sociais (FES) abre inscrições para o Curso de Especialização em MBA Executivo em Comércio Exterior e Relações Internacionais com Carga horária de 510h. As inscrições acontecem no período de 1º de abril a 1º de maio com o inicio das aulas previsto para 1º de julho.

Leia mais...

Nota de Esclarecimento sobre Desconto Sindical da ADUA

 

A ADUA - Seção Sindical comunica a todos os seus filiados que está havendo uma atualização no desconto sindical que atualmente está no valor de R$ 51,00 (Cinquenta e um reais) referente ao salário mínimo antigo de R$ 510,00.

 

Como é do conhecimento de todos, o nosso desconto sindical é de 10% (dez por cento) do salário mínimo. Neste contexto, a atualização do referido desconto é para o valor de R$ 67,80 (Sessenta e sete reais e oitenta centavos), já que o salário mínimo atual é R$ 678,00 (seiscentos e setenta e oito reais).

A última atualização ocorreu em 2010, quando o salário mínimo era R$510,00 (Quinhentos e dez reais).

Durante esses três anos sem atualização - não por culpa dos sindicalizados, mas sim do governo federal (MPOG) que bloqueou o SIAPE para nós - foi gerado um déficit financeiro na nossa entidade e isso prejudicou a ADUA na participação política junto ao ANDES e desarticulou a política interna do sindicato nos diversos campi da UFAM, entre outras ações que dependem de recursos financeiros.

Outrossim, informamos que estão sendo feitas as inclusões de sindicalizados que haviam pedido inscrição mas não tinham seus valores descontados em contracheque; bem como estão sendo feitas as exclusões daqueles que haviam solicitados mas que não podíamos excluir o valor do desconto em contracheque, pelos mesmos motivos mencionados acima.

 

 



--

UFAM consegue aprovação do DINTER "Enfermagem na Saúde do Adulto" em parceria com a USP

 

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp) divulga que foi aprovado o financiamento do DINTER em "Enfermagem na Saúde do Adulto" da UFAM em parceria com a Universidade de São Paulo (USP) no valor de  R$ 600.000,00 (Seiscentos mil reais).

Leia mais...

Assista ao último debate entre os candidatos à reitoria para 2013-2017

 

Assista ao último debate entre os candidatos à reitoria ocorrido no dia 25 de março, no auditório Eulálio Chaves, Setor Sul da UFAM no link https://www.youtube.com/user/ascomufamtv?feature=mhee

Aula inaugural marca atividades de extensão na Escola de Enfermagem

 

Enfermagem, saúde, educação, direito e cidadania são as bases das atividades do grupo de extensão “Enfermagem: Educação em saúde” que teve lançamento nesta última sexta-feira, 22, no auditório da Escola de Enfermagem, cujo objetivo é informar aos acadêmicos do curso de Enfermagem os deveres e os direitos dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Leia mais...