Ufam realiza I Seminário de Meteorologia e Climatologia do Amazonas, nos dias 13 e 14 de julho

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) abriga o I Seminário de Meteorologia e Climatologia do Amazonas nos dias 13 e 14 de julho, a partir das 9h. O evento ocorre no auditório Samaúma, localizado na Faculdade de Ciências Agrárias, Setor Sul do campus universitário e tem como tema “O potencial da energia fotovoltaica”. As inscrições são gratuitas.

De acordo com o coordenador do evento, professor Eron Bezerra, o objetivo da atividade consiste em executar etapas iniciais para ‘desenhar o mapa solarimétrico no Estado do Amazonas’. “Atualmente a medição de radiação solar é feita de forma estimada. Queremos dar início à formatação desse mapeamento e ter subsídios para atrair empresas interessadas em vender energia solar para cá, já que no Amazonas temos esse tipo de energia o ano inteiro”, esclareceu o professor.

Além da Ufam, participam do evento a Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM); a Universidade do Estado do Amazonas (UEA); a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que já desenvolve um trabalho com energia solar; o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais; a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).

O seminário, destinado aos estudantes e ao público em geral, é uma realização do Laboratório de Agroclimatologia e Sensoriamento Remoto da Ufam e tem o apoio do Governo do Amazonas.