Faartes promove minicurso sobre arquivologia musical

 

A Faculdade de Artes da Ufam (Faartes/Ufam) promove, de 05 a 07 de março, das 15h às 18h, o minicurso  ‘Noções  de arquivologia musical e pesquisa em acervos’, ministrado pelo professor Fernando Lacerda Duarte, da Universidade Federal do Pará.

O curso é uma realização do Grupo de Estudos e Pesquisas em Música na Amazônia (CNPQ/Ufam), do Grupo de Estudos e Pesquisas em Processos de Criação na Amazônia (CNPQ/Ufam), do Laboratório/Centro de Documentação e Memória da Cultura na Amazônia, da Faartes.

As aulas acontecem na sala 06 do bloco Mario Ipiranga, setor norte do Campus. As inscrições são gratuitas, feitas no local do evento, na hora, abertas a todos os interessados no tema.

Os participantes receberão certificados referente a 15 horas complementares.

Ufam realiza processo seletivo para cursos de Pós-graduação Lato Sensu a Distância no domingo, dia 25

 
Por Juscelino Simões
Equipe Ascom
 

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp) e o Centro de Educação a Distancia da Ufam realizam neste domingo, dia 25 de fevereiro de 2018, às 9h, o processo de seleção para ingresso nos cursos de Pós-graduação Lato Sensu a Distância em Mídias na Educação, Gestão em Saúde, Gestão Pública, Gestão Pública Municipal, Ensino de Filosofia e Matemática no Ensino Médio.

 

As provas serão aplicadas em Manaus e nos polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB) nos municípios de Coari, Itacoatiara, Manacapuru, Maués, Tefé e Lábrea, no estado do Amazonas, em Boa Vista (Roraima) e em Cruzeiro do Sul, no Acre.

 

São oferecidas mais de 1.350 vagas, das quais 100 são destinadas aos técnico-administrativos em educação da Ufam. A logística para a aplicação das provas está a cargo da Compec e pronta para atender no domingo os 1.760 candidatos inscritos. São mais de 260 pessoas envolvidas no processo de aplicação das provas.

 

O horário de fechamento dos portões é às 9h (horário de Manaus) e o horário de aplicação das provas será das 9h10 às 12h10. Recomenda-se aos candidatos que cheguem ao local de provas com 30 minutos de antecedência do início previsto, portando documento de identificação original com foto e caneta esferográfica de material transparente nas cores de tinta preta ou azul.

 

Não será aceita cópia do documento de identidade, ainda que autenticada, nem o protocolo do documento da instituição expedidora. O documento deverá estar em perfeitas condições, de forma a permitir, com clareza, a identificação do candidato.

Em Manaus, a prova será na Escola Estadual Francisco das Chagas de Souza Albuquerque, situada na Av. Joaquim Nabuco, 1159 – Centro, próximo ao Hospital Beneficente Portuguesa. 

O resultado final da seleção será divulgado a partir de 13 de março de 2018 na página do Centro de Educação a Distância da Ufam (CED/Ufam).

Anexos:
Fazer download deste arquivo (ADITIVO AOS EDITAIS CED.pdf)Edital 067/070/071/072/073/074[ ]373 kB

Orquestra Sinfônica da Ufam divulga sua Temporada de Concertos 2018

 
Por Carolina Lemos
Equipe Ascom

 

Com uma programação variada e repertório diversificado, a Orquestra Sinfônica da Ufam (Osufam) se prepara para a Temporada de Concertos 2018. Serão executadas obras do período Barroco, Clássico, Romântico e Moderno, além de compositores brasileiros. A temporada conta ainda com a participação de regente e instrumentista internacionais como convidados. Os locais das apresentações serão informados conforme a proximidade dos eventos.

Para o maestro Hermes Coelho, responsável pela Orquestra, “o trabalho da Osufam enobrece a comunidade acadêmica  e comunidade em geral, refletindo a excelência do ensino, pesquisa e extensão da mais antiga universidade brasileira.”

Com o lançamento da Temporada de Concertos 2018, a Osufam entra para o nível de programação artística das principais orquestras, apresentando ao público a proposta de um repertório de grande valor artístico.

Confira as datas de apresentação:

Fevereiro

Dia 28 - ‘As 4 estações’, de Antonio Vivaldi. Solista: Giovanny Conte (violino)

Março

Dia 01 - ‘As 4 estações’, de Antonio Vivaldi. Solista: Giovanny Conte (violino)

Dia 28 – Regente convidado: Prof. Bruno Nascimento. E. Grieg – Suíte Holberg; A. Nepomuceno – Suíte Antiga; Tchaikovsky – Andante: Solo – Timóteo (violoncelo); Massenet  - Meditação de Thaís: Solo – Elis Green (violino)

Abril

Dia 01 - Regente convidado: Prof. Bruno Nascimento. E. Grieg – Suíte Holberg; A. Nepomuceno – Suíte Antiga; Tchaikovsky – Andante: Solo – Timóteo (violoncelo); Massenet  - Meditação de Thaís: Solo – Elis Green (violino)

Dias 25 e 29 – Luís Alvarez Pinto – TE DEUM LAUDAMUS; Coro de Câmara da Osufam; J.C. Bach – concerto em dó menor: solista Gustavo Garcez (violoncelo)

Maio

Dias 23 e 27 – Regente convidada da Argentina: Fernanda Lastra, maestrina.

Junho

Dias 09 a 17 – Festival Internacional de Metais da Ufam: J.S. Bach – Brandembrugo 2: Solista convidado: Otto Zautter (trompete, Alemanha)

Julho

Dias 23 a 29 – Workshop de Regência Orquestral, com o maestro Hermes Coelho

Agosto

Dia 29 – Mozart – Missa do Coração: Coro de Câmara da Ufam; Participação no Congresso ANPPOM (repertório a definir)

Setembro

Dia 01 - Mozart – Missa do Coração: Coro de Câmara da Ufam; Participação no Congresso ANPPOM (repertório a definir)

Dias 26 e 30 – H. Villa Lobos – Suíte n.1 para Orquestra de Câmara; Carlos Gomes – Sonata em Ré ‘Burrico de Pau’; C. Guerra-Peixe – Roda de Amigos (solistas convidados); C. Guerra-Peixe – Mourão (versão Hermes Coelho); Timóteo  Esteves - Indígena

Outubro                            

Dias 24 e 28 – Haydn – concerto em Dó maior para violoncelo: solista Timóteo Esteves; A. Dvorak – Serenata para cordas em Mi maior

Novembro

Dias 21 e 25 – Marceau – Symphonique Op.88: solista – Hugo Pinheiro (trombone); Saints-saens – Septeto Op.65: solista – Lorne Porfírio (trompete)

Dezembro

Dias 12 e 13 – Concerto de Natal: Coro de Câmara da Osufam – G.B. Pergolesi – Magnificat; J.S.Bach - Suíte em Ré

Departamento de Matemática oferece Curso de Nivelamento para calouros. Inscrições abertas

Por Ismael dos Santos
Equipe Ascom

O Departamento de Matemática da Ufam oferecerá no período de 21 de fevereiro a 03 de março o Curso de Nivelamento em Matemática, no horário de 9h às 12h. Podem participar calouros de cursos que possuem a disciplina Cálculo I como componente curricular (Acesse o formulário de inscrições).

São ofertadas 100 vagas, a serem preenchidas pela ordem de inscrição. O nivelamento será ministrado pelo Coordenador do Curso de Licenciatura em Matemática Matutino, professor Francisco Eteval da Silva Feitosa que contará com o apoio de nove acadêmicos.

Segundo o docente, o nivelamento tem como principal objetivo diminuir os índices de reprovação e evasão. “Há muito tempo que convivemos com os elevados índices de reprovação e evasão na disciplina de Cálculo I, e o principal fator para isso é a falta de conhecimento da Matemática Básica por parte dos alunos, que reflete a precariedade do nosso ensino básico. A coordenação do projeto reconhece que esse período é insuficiente para sanar todas as dificuldades trazidas pelos alunos, porém o curso foi planejado de modo a abordar os conteúdos que mais os alunos necessitarão na disciplina de Cálculo I”.

Metodologia

O nivelamento tem proposta diferenciada no que tange a metodologia abordada. Mais importante que ensinar os conteúdos, é ensinar os alunos a aprender. Em vista disso serão utilizadas duas metodologias promissoras: a Sala de Aula Invertida e Ambiente de Aprendizagem Colaborativa.

“A Sala de Aula Invertida (SAI) é a meta-estratégia que apoia todos os outros métodos de aprendizagem ativa. Funciona por sua simplicidade e impacto. Essa metodologia muda o local onde a apresentação de conteúdos acontece e, assim, transforma o encontro com a turma no momento de usar estratégias de aprendizagem ativa. Por outro lado, o Ambiente de Aprendizagem Colaborativa contribui com a metodologia Sala de Aula Invertida pois ela encara o aluno como elemento ativo no processo de aprendizagem, e oferece a eles grandes possibilidades de desenvolvimento de competências sociais e cognitivas. As interações entre os agentes participantes do processo colaborativo seguem um paradigma onde predominam a comunicação, a coordenação e a cooperação”, explica o professor Francisco.

Ao final do nivelamento, o Departamento de Matemática pretende “monitorar” os alunos participantes para aferir seus desempenhos ao final do semestre, e saber se o nivelamento e as metodologias empregadas surtiram o efeito necessário, o que permite investigar e analisar as características que contribuam com o desenvolvimento e aprimoramento da proposta.

Informações pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Ufam em Parintins será palco do IV Encontro Regional de Comunicação em junho

Evento será simultâneo com a XIX Conferência Brasileira de Folkcomunicação. Inscrições abertas

Por Ismael dos Santos
Equipe Ascom

O Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (ICSEZ) debate entre os dias 25 e 27 de junho a Folkcomunicação, Ancestralidade e Desenvolvimento Local. O tema faz parte do IV Encontro Regional de Comunicação em Parintins (Encomtins) e visa discutir e incentivar a produção científica da área de comunicação como também de refletir sobre a realidade do mercado profissional em comunicação (jornalismo) da região, levando em consideração as especificidades da Amazônia e dos estudantes e profissionais que nela atuam. O encontro ocorrerá simultaneamente com a XIX Conferência Brasileira de Folkcomunicação, também no instituto (Acesse o site).

Inscrições abertas

Estudantes de graduação e pós-graduação, professores, pesquisadores, profissionais e sócios da Rede Folkcom já podem se inscrever para o evento. Para submissão de trabalhos e o envio de artigos para um dos cinco Grupos de Trabalhos (GTs), o prazo é até o dia 31 de maio. Confira os grupos:

GT 1: Teorias da Folkcomunicação: Fundamentos e Metodologia

GT 2: Expressões da folkcominicação na cultura popular

GT 3: Folkcomunicação Midiática

GT 4: Folkcomunicação e Desenvolvimento Local

GT 5: Cultura, Meio Ambiente e Ancestralidade

Programação

Além dos grupos de trabalho, a XIX Conferência Brasileira de Folkcomunicação trará ao longo dos três dias, minicursos, oficinas, palestras, conferências e mesas-redondas. A abertura do evento será às 19h. Mas a partir das 8h as atividades já iniciam, com destaque para a primeira palestra “A cultura como vetor de desenvolvimento para a Amazônia” (Confira a programação).

Outro destaque da programação são as premiações que irão ocorrer no último dia de evento, voltadas para os concursos de Fotografia, Audiovisual e Artigos Acadêmicos.

O quê? IV Encontro Regional de Comunicação

Quando? 25, 26 e 27 de junho

Onde? Parintins, Amazonas

Calouros de Letras participam de curso de gramática e produção textual. Inscrições abertas

Turma de 2017 em atividades do curso.Turma de 2017 em atividades do curso.Os novos alunos do curso de Letras – Língua e Literatura Portuguesa podem aperfeiçoar seus conhecimentos na língua com o curso de Iniciação e Revisão para ingressantes promovido pelo Centro Estudantil e Cultural de Letras do Amazonas (CECLA), no período de 19 a 23 de fevereiro.

Na segunda edição, o curso é exclusivo para os calouros de Letras – Português, modalidade presencial, e tem o objetivo de revisar os conhecimentos dos novos estudantes em gramática normativa e produção textual, além de apresentar os conceitos básicos de Linguística e trabalhar desde já o texto literário. Para efetuar a inscrição, é necessário entrar em contato pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou inbox no facebook.com/CECLA.

O curso será trabalhado em quatro módulos: Noções Básicas de Ortografia e Sintaxe; Noções básicas de produção textual; Iniciação às noções básicas de linguística e Oficina de produção textual aplicada.

“É importante a iniciação e ambientação dos calouros em linguagem e conhecimentos em gramática normativa que muitas das vezes não são vistos no ensino médio. Os cursos de iniciação reduzem as possibilidades de deficiência nestes conhecimentos, que serão utilizados pelos estudantes no decorrer de todo o curso e vida profissional”, afirma Vinicius Milhomem, integrante do Cecla.

O curso será ministrado nas dependências do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (IFCHS), nas salas de aula n° 07 e 08, do bloco de salas de aula de Língua Portuguesa. Os participantes terão direito a certificado de horas. 

Caua apresenta a exposição 'Cores, Intuição e Arte'. Abertura será nesta quinta-feira (15)

Por Ismael dos Santos
Equipe Ascom

O Centro de Artes da Ufam realiza nesta quinta-feira, 15, às 19h, a abertura da exposição 'Cores, Intuição e Arte', do artista Eduelsonn Arte. A exposição consiste em séries de pinturas, esculturas e instalações com técnicas mistas, em que o artista mescla vários materiais e suportes, como tinta, telas, madeiras fios, pregos, arame, dobradiças, pincel, ferro, pedra, metal, areia, madeira, esponja, entre outros. 

O trabalho do artista é guiado pela intuição na escolha das formas, cores e materiais. Não há esboços ou rascunhos, mas sim ideias que fluem no momento da criação em processos que envolvem múltiplas matérias. Eduelsonn tem 56 anos, é natural de Macapá - AP, mora e trabalha em Manaus há mais de 30 anos.

A exposição fica aberta para o público até o dia 9 de março, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h. O Centro de Artes da Ufam está localizado na Rua Monsenhor Countinho, 724, Centro de Manaus.

Informações: (92) 3305-1181 / Ramal 5150

Ufam e Inpa realizam em março a sétima edição do Workshop de Tecnologia Social

Por Ismael dos Santos
Equipe Ascom

Nos dias 21 e 22 de março a Universidade Federal do Amazonas, o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), e demais instituições, realizam a sétima edição do Workshop de Tecnologia Social, que neste ano tem como tema `Economia Solidária e Gestão Estratégica Pública´.

O evento será no Auditório da Ciência do Inpa, no horário de 8h às 17h, e traz em sua programação científica temas bastante expressivos sobre iniciativas de associação solidária entre pessoas que participam ativamente da economia a partir de uma lógica de cooperação, ajuda mútua e desenvolvimento social (Acesse a prévia da programação).

As inscrições são gratuitas e online pelo endereço: https://goo.gl/forms/NbxxiO2RwuenGjdY2. A participação no evento vale certificado.

Dentre os destaques do workshop estão:

Oficina de Produção artesanal de cerveja e Possibilidades de negócios com agregação de valor aos insumos amazônicos;

Oficina sobre Espécies amazônicas de interesse para o Tratamento da Saúde da Mulher;

Oficina sobre Empreendedorismo Socioambiental;

Oficina sobre Desenvolvimento de uma metodologia de organização e intervenção comunitária na Amazônia;

Oficina sobre o Sistema de Avaliação de Tecnologias Sociais;

Segundo umas das coordenadoras do evento, professora Denise Machado Gutierrez, professora da Faculdade de Psicologia da Ufam e coordenadora de Tecnologia Social do Inpa, as oficinas são ricas em saberes científicos e populares.

“Essas oficinas permitirão que os participantes tenham ricas experiências práticas no processo de construção de tecnologias sociais, que são metodologias, processos e produtos que decorrem da interação entre saber científico e popular de modo a gerar verdadeiras soluções práticas para problemas concretos de populações em situação de exclusão social”.

Informações: (92) 3643-3360 / 99984-7127

70ª Reunião Anual da SBPC está com inscrições abertas

Encontro deste ano será em julho, na Universidade Federal do Alagoas

Por Ismael dos Santos
Equipe Ascom

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) realiza em 2018 a sua 70ª Reunião Anual, desta vez entre os dias 22 e 28 de julho, na Universidade Federal do Alagoas (Ufal). O tema central do evento é “Ciência, Responsabilidade Social e Soberania”.

A reunião conta com uma extensa programação científica com destaque para as subáreas SBPC Inovação, SBPC Afro e Indígena, SBPC Educação, SBPC Cultural, SBPC Jovem, ExpoT&C, e o Dia da Família na Ciência.

A participação no evento é gratuita com inscrições online até o dia 12 de julho. Já para submissão de trabalhos, as inscrições seguem até 28 de fevereiro com o pagamento da taxa. Serão aceitos até 1.200 trabalhos.

Acesse o site e tenha acesso às normas para envio de trabalho, dentre outras informações sobre a reunião: sbpcnet.org.br/maceio/

Arii promove treinamento interno para servidores

A Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais (Arii) promove, com o objetivo de melhor atender à comunidade universitária, treinamento interno (somente para servidores da Arii) sobre plataformas de construção de planilhas com vistas à manutenção do banco de dados do setor. O treinamento será ministrado pela servidora Larissa Passos, nos dia 05, 06 e 07 de fevereiro, das 14h às 17h.

Assim, informamos que neste horário não haverá atendimento ao público. A partir de quinta-feira, dia 08, as atividades seguem normalmente.

Informações pelo telefone 3305-1753.

Ufam outorga 33 servidores em curso de formação em administração universitária

Por Marion Litaiff
Equipe Ascom

A Universidade Federal do Amazonas realiza hoje (01) a outorga de grau de 33 servidores Técnicos-Administrativos em Educação da Instituição. O 'Curso Sequencial de Formação Específica em Administração Universitária' foi fruto de uma parceria entre a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp) e a Faculdade de Estudos Sociais. A cerimônia terá início às 19h, no auditório Eulálio Chaves, localizado no Campus Universitário.  

Os servidores ingressaram por meio de um processo seletivo que aconteceu no segundo semestre de 2015. Com duração de dois anos e meio, o curso teve como objetivo qualificar os técnicos-administrativos da Ufam para que possam atender às novas tendências do mercado de trabalho global. Para isso, foi elaborado com base no campo do saber da humanidade, concentrado na área fundamental de ciências humanas, de acordo com as aplicações técnicas e profissionais da referida área do conhecimento.

A cerimônia de outorga de grau será presidida pelo reitor da Universidade, professor Sylvio Puga, acompanhado da Pró-Reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, professora Kleomara Gomes Cerquinho, e do Senhor Diretor da Faculdade de Estudos Sociais, professor Antônio Jorge Cunha Campos.

Formandos:

Allan dos Santos Pinto 

Américo dias Siqueira

Angela Soares Viana

Antonia da Costa Pereira

Antônia Dalva Oliveira dos Santos

Antônio Carlos de Castro Araujo

Antônio de Souza Freitas

Carlos Alberto Torquato de Paiva 

Claudemiro Gomes da Silva

Cristiano Mota da Costa

Delzione Evangelista Palheta

Edson Silva de Medeiros 

Eleir de Almeida Colares

Flávio da Silva Migueis

Francisca Cavalcante da Silva

Ildacisleide Ponce de Leão

João da Silva Araujo

José Maria Oliveira de Castro

José Milton de Araujo Conde

Maria Amelia Loureiro Coelho

Maria do Socorro Melo de Lima

Moisés de Lima Bezerra

Nubiane dos Santos Pinon Freitas

Omair Siqueira Dantas

Raimundo Barbosa de Souza

Raimundo Ferreira da Rocha

Renato Guimarães Nascimento

Rita de Sena Costa

Rômulo Marques da Silva

Rosilene Ribeiro Campos

Sandra Cilene Cruz da Silva

Sonia Maria Teles Porto

Vicente Carlos Menezes de Carvalho

Oficina do 13º Congresso Internacional da Rede Unida define programação

Atividade realizada em Manaus (AM) reuniu diferentes grupos de trabalho para dar início a organização das rodas de conversa, távolas, oficinas, entre outras atividades do Congresso.

 
Agência Rede Unida de Comunicação,
por Mirineia Nascimento (Ascom Rede Unida)

 

A comissão organizadora e parceiros do 13º Congresso Internacional da Rede Unida reuniram-se nos dias 25 e 26 de janeiro, na sede do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), em Manaus, para sistematizar toda a programação do Congresso. Três grupos de trabalho foram mobilizados durante a 2ª Oficina Nacional de Programação do 13º Congresso Internacional da Rede Unida.

O Grupo de Trabalho (GT) Programação Institucional e GT Comissão Científica, composto por membros da Coordenação Nacional da Rede Unida, as instituições parceiras e convidados fizeram o levantamento das propostas de programação submetidas até o dia 25 de janeiro, por meio do site da Associação. Ao final dos trabalhos, foi construída uma prévia da programação: mais de cem távolas, com aproximadamente 300 palestrantes; cerca de 300 Rodas de Conversas, com mais de 3 mil trabalhos;mais de 150 atividades adicionais; em torno de 30 oficinas e cursos pré-congresso; 4 Fóruns Internacionais com aproximadamente 70 convidados internacionais de mais de 20 países, com temas voltados as políticas públicas, gestão e educação no trabalho em saúde, direitos humanos e inclusão.

O GT Comissão Científica além de aprovar os trabalhos submetidos, identificou e excluiu os trabalhos duplicados, agrupando-os de acordo com os eixos temáticos do Congresso: Arte e Cultura em Saúde, Educação em Saúde, Gestão em Saúde, Trabalho em Saúde e Participação Social em Saúde.

Para Rodrigo Tobias, presidente do 13º Congresso, a oficina em Manaus foi um momento importante no planejamento e organização das muitas atividades que compõem o Congresso. “Essa etapa é imprescindível para sistematizar a programação, como as távolas institucionais, fóruns internacionais e a apresentação de trabalhos aprovados pela comissão científica”, explicou.Tobias também anunciou a venda dos primeiros estandes da Feira de Exposição do Congresso, adquiridos pela Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e VER-SUS.

O Coordenador Nacional da Rede Unida, Júlio Schweickardt, salientou que o Congresso será um sucesso e que o processo de construção dele está sendo muito rico, fruto de um trabalho coletivo. “O congresso é realizado em quatro dias, mas organizá-lo depende muito do trabalho coletivo onde crescemos, aprendemos, amadurecemos e fazemos redes. Parabéns a todos!”.

Estiveram presentes no evento o Conselho Nacional de Saúde (CNS), Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (Opas/OMS), Ministério da Saúde (MS), Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Semsa, Secretaria Municipal de Educação (Semed), Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Amazonas (Cosems-AM),Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) e Sesai.

A próxima oficina de programação será nos dias 15 e 16 de março, em Manaus, para que seja feito o agrupamento dos trabalhos em rodas de conversas e távolas, definir os facilitadores e fazer o ensalamento com local e horário.

 

Grupo de Trabalho cria Agência Rede Unida de Comunicação

Com o objetivo de potencializar a cobertura jornalística do evento, o GT de Comunicação teve como tarefa envolver as assessorias de comunicação das instituições parceiras, outras instituições e universidades, na divulgação do 13º Congresso Internacional da Rede Unida.

O grupo, formado pelas assessorias de comunicação do CNS, ILMD/Fiocruz Amazônia, UEA e Ufam, criou a Agência Rede Unida de Comunicação e apresentou para todos os presentes o funcionamento, a estrutura e o fluxo das atividades, recebendo o apoio unânime da criação, sendo considerado o lançamento da Agência naquela ocasião.

A Agência Rede Unida de Comunicação, inédita nos congressos da Rede Unida é composta pelas assessorias de comunicação das instituições parceiras do 13º Congresso Internacional da Rede Unida: Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS), Conselho Nacional de Saúde (CNS), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Ministério da Saúde (MS), Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), Secretaria de Estado da Cultura (SEC), Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Secretaria Municipal de Educação (Semed), Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Amazonas (Cosems-AM) e ILMD/Fiocruz Amazônia.

 

Sobre o 13º Congresso

Realizado pela primeira vez na Região Norte e em Manaus, o 13º Congresso Internacional da Rede Unida acontece no período de 30 de maio a 2 de junho de 2018, na Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Sua finalidade é propor o debate em torno da saúde, da educação, da arte e cultura, da participação cidadã, da gestão e do trabalho em saúde na perspectiva do fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

Com o tema “Faz escuro, mas cantamos: redes em re-existência nos encontros das águas”, a 13ª edição do Congresso Internacional da Rede Unida reunirá trabalhadores da saúde, usuários do SUS, pesquisadores, estudantes, professores, gestores e representantes de movimentos sociais.

São parceiros desta edição a Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS), Conselho Nacional de Saúde (CNS), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Ministério da Saúde (MS), Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), Secretaria de Estado da Cultura (SEC), Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Secretaria Municipal de Educação (Semed), Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Amazonas (Cosems-AM) e ILMD/Fiocruz Amazônia, co-organizadora do Congresso.

PPGCAN realiza primeira defesa de dissertação de mestrado

 

No dia 07 de fevereiro, às 09h, será realizada a primeira defesa pública de dissertação de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal (PPGCAN) da Universidade Federal do Amazonas. O evento acontece no Auditório Samaúma, localizado na Faculdade de Ciências Agrárias (FCA), setor sul do campus Manaus.

O PPGCAN iniciou a primeira turma de mestrado em abril de 2016 e já revela os primeiros resultados. O trabalho intitulado 'Bioeficácia da inoculação de L-glutamina em ovos embrionados de matrizes avícolas', de autoria do mestrando João Paulo Ferreira Rufino, avaliou os efeitos e o potencial biológico da L-glutamina para fins de inoculação em ovos embrionados.

A pesquisa foi orientada pelo professor Frank George Guimarães Cruz, que também é coordenador do PPG. Na avaliação do docente, esta primeira defesa marca um momento especial para o programa que, mesmo ainda nos primeiros anos de existência, já pode mostrar que as pesquisas têm avançado na busca de maior viabilidade econômica e produtiva a partir de soluções inovadoras na pesquisa.

A tecnologia de alimentação in ovo, ou 'nutrição in ovo', é considerada uma prática recente na ciência e na indústria avícola. Esta tecnologia na administração de nutrientes externos através do líquido amniótico para galináceos ou perus com idade de incubação aproximada entre 17 e 23 dias, respectivamente, visando aumentar o estado nutricional ou disponibilizar nutrientes ao embrião, para maior eficiência digestiva; redução da mortalidade e da morbidez pós-eclosão, além de melhor desenvolvimento do sistema imunológico.

Por possuir uma infraestrutura privilegiada, o Setor de Avicultura da FCA/Ufam atualmente é um dos poucos Centros de Pesquisa que desenvolve a linha de pesquisa 'Inoculação de Nutrientes In Ovo', contando com equipe treinada que desenvolve os estudos no Laboratório de Tecnologia Avícola e na Central de Incubação do referido setor.

 

'Que cidade queremos?' Evento debate o urbano da perspectiva técnico-científica nesta terça, 30

Pesquisadora da área de Geografia Urbana, professora Tatiana Schor é a presidente do Observatório que estuda a região metropolitana de Manaus e a coordenadora do Nepecab/Ufam.

Com a participação de pesquisadores e gestores da área, o Seminário intitulado ‘A cidade e a floresta: uma leitura do Observatório da Região Metropolitana de Manaus - ORMM’ é a primeira discussão sobre o tema do ano. O evento ocorre no Auditório ESP do Manaus Plaza Shopping, localizado na Avenida Djalma Batista, às 19h desta terça-feira, 30 de janeiro.

O debate é promovido pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB) em Manaus, as inscrições são gratuitas e as vagas limitadas. A professora Tatiana Schor, docente de Geografia que coordena o Núcleo de Estudos e Pesquisas das Cidades da Amazônia Brasileira (Nepecab) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e presidente do Observatório, será a primeira a se apresentar. Também palestrará o secretário executivo do Observatório mestre em urbanismo Artur Sgambatti Monteiro.

O questionamento principal é: “Que cidade que queremos?” Nesse contexto, como as universidades, os coletivos e demais instituições têm se organizado em prol de uma cidade melhor? Durante o Seminário, será apresentada a iniciativa pioneira de organização social e debate técnico-científico urbano: o Observatório da RMM. Os palestrantes apresentarão o histórico do grupo e os trabalhos que são desenvolvidos com a finalidade de promover um melhor planejamento urbano e mais qualidade de vida em Manaus.

 

ORMM

O Observatório uma rede de pessoas e instituições que visa ao desenvolvimento e à promoção do conhecimento técnico-científico relevante ao efetivo desenvolvimento regional. Busca ainda mobilizar instituições e pessoas no processo de tomada de decisão e na elaboração de políticas públicas acerca do tema.

Compõe o Observatório:

- Núcleo de Estudos e Pesquisas das Cidades da Amazônia Brasileira - NEPECAB/UFAM;

- Grupo de pesquisa ILHARGAS – Cidades, Políticas e Saberes na Amazônia - UFAM;

- Observatório da Violência de Gênero – OVGAM/UFAM;

- Laboratório de Análise de Redes, Políticas Públicas e Governança - LARGOV/UFAM;

- Núcleo de Pesquisas Urbana e Regional - NPUR/UEA;

- Observatório do Turismo da UEA - OBSERVATUR/UEA;

- Laboratório de Sondagem Atmosférica - LabSam/UEA;

- Laboratório de Instrumentação Meteorológica - LabInstru/UEA;

- Núcleo de Estudos e Pesquisas de Políticas Socioambientais da Amazônia - NEPPS/UEA;

- Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Tarumã-Açú -CBHTA;

- Fundação Vitória Amazônica;

- Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa do Amazonas - CAAMA/ALEAM;

- Comissão de Meio Ambiente, Recursos Naturais, Sustentabilidade e Vigilância Permanente da Amazônia - COMMARESV;

- Coletivo Difusão, e;

- Observatório das Metrópoles – UFRJ.

 

Serviço

Endereço: Av. Djalma Batista, 2.100 - Manaus/AM.

Plaza Shopping, 1º andar / Sala 104-A

Auditório ESP

Data: 30 de janeiro de 2018, 19h.

Anexos:
Fazer download deste arquivo (Seminario_IAB.jpeg)Seminario_IAB[ ]89 kB

Simpósio Internacional de Polímeros Naturais e Compósitos recebe inscrições de trabalhos

 
A 8ª edição do Internacional Symposium on de Natural Polymers and Composites (ISNaPol) está recebendo trabalhos técnicos e acadêmicos para participação no evento, que acontecerá entre os dias 27 e 30 de maio de 2018 na cidade de São Pedro, em São Paulo. O evento conta com a coordenação dos professores Alcides Lopes Leão do Departamento de Bioprocessos e Biotecnologia da Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) e do professor Derval dos Santos Rosa, do Centro de engenharia, modelagem e ciências sócias aplicadas (CECS – UFABC).
 
Este ano o simpósio terá como tema principal “Desafios para a Bioeconomia Sustentável”. O objetivo é a realização de um fórum para reunir empresários, cientistas, tecnólogos e estudantes de graduação e pós-graduação acerca novos desafios de pesquisa e as estratégias para o desenvolvimento sustentável de matérias-primas naturais, polímeros e biorrefinarias.

O evento contará com sete seções com tópicos de grande destaque na pesquisa e desenvolvimento como: os compósitos, fibras naturais e celulose, polímeros biodegradáveis, biorrefinarias, nanotecnologia e avaliação do ciclo de vida (ACV). O ISNaPol contará com a presença de renomados pesquisadores nas áreas destacadas.

Interessados em submeter trabalhos poderão fazê-lo de acordo com as orientações no site do evento e terão até o dia 23 de fevereiro de 2018 para submeterem seus trabalhos para seleção. As orientações para inscrição também estão disponíveis no siteOs melhores trabalhos serão escolhidos pelo comitê cientifico e poderão ser publicados nas edições especiais dos periódicos Journal of Natural FibersGreen Materias.

Exposição fotográfica na Ufam apresenta pesquisa sobre a produção de barcos amazônicos por artesãos

Por Ismael dos Santos (Equipe Ascom) e Aldinéia de Paula (Arii)

A pesquisadora da Universidade Estadual do Paraná, Isabele Mesquita, promove nesta sexta-feira, no hall do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (IFCHS), antigo ICHL, Setor Norte do Campus, uma exposição fotográfica e apresentação de sua pesquisa sobre a produção de barcos amazônicos por artesãos de São Sebastião do Uatumã, interior do Amazonas, realizada no segundo semestre de 2015, quando ingressou como aluna de Mobilidade para realizar estágio na Ufam, sob a supervisão do professor Otoni Mesquita.

Além da exposição, a pesquisadora irá apresentar às 14h, na sala 65 da Faculdade de Artes (Faartes), também no Setor Norte, um teaser sobre o documentário intitulado “São Sebastião do Uatumâ: Paisagem Sonora”.

Manaura da “gema”, a pesquisadora passou quase trinta dias de 2015, fotografando e dialogando com os ribeirinhos de São Sebastião do Uatumã, captando imagens e relembrando memórias da infância, além de poder matar saudade dos familiares. “Na Amazônia carros são barcos e estradas são rios, assim o barco regional de madeira é meio de transporte típico. No entanto, por diversos motivos, está ocorrendo um apagamento deste ofício. A busca por compreender os motivos desse apagamento é disparador para a produção artística, onde visito arquivos fotográficos de família e dos ribeirinhos, tentando encontrar pistas da memória de minha infância, e faço a seguinte pergunta: como uma tradição que movimentava toda uma cidade, econômica e socialmente, desaparece?”, explica Isabele.

De volta à Ufam, desta vez como aluna ouvinte do curso de férias em Cerâmica 1, Isabele diz que a exposição na Ufam é um sonho realizado. “Enfim, posso realizar o sonho de compartilhar com esta universidade que recebeu tão bem um trabalho belíssimo sobre esta parte da história do homem amazônico”, comenta.

Informações: (92) 99388-8751

 

 

Pet-Física realiza curso Introdução à Relatividade Geral e Cosmologia Relativística

 

O Programa de Educação Tutorial de Física (Pet-Física) realiza, de 01 a 17 de fevereiro, o curso Introdução à Relatividade Geral e Cosmologia Relativística, ministrado pelo professor Marco Aurélio dos Santos Cruz. Será das 14h às 18h, às quintas, sextas e sábados e, como pré-requisito, é necessário ter cursado Equações Diferenciais Ordinárias (ou equivalente) e Álgebra Linear (ou equivalente).

O curso terá duração total de 45 horas, dividido em 3 módulos. Cada módulo contará com 10 horas de conteúdo mais 5 horas de avaliação.

Unidade 1- Introdução à Teoria da Relatividade Especial, Cálculo Tensorial e Variedades Diferenciáveis;

Unidade 2 - Princípios da Relatividade Geral, obtenção das equações de Einstein, aproximação de Campo Fraco e Ondas Gravitacionais;

Unidade 3 - Solução de Schwarzschild e Testes Clássicos da Relatividade Geral e Introdução à Cosmologia Relativística.

São 40 vagas disponíveis e as inscrições acontecem de 29 a 31 de janeiro, feitas por meio de declaração explicando o interesse em participar do curso, endereçada ao tutor do Pet – Física, professor Igor Tavares Padilha. Também é necessário trazer cópia de documento de identificação com foto e do histórico escolar recente e entregar na sala 17 do Departamento de Física ou na sala do Pet, no Instituto de Ciências Exatas, setor norte do campus Manaus, das 09h às 12h e 14h às 16h.

Os participantes receberão certificados de horas, com informações sobre o conteúdo ministrado, para que possa ser aproveitado como atividade de ensino na grade curricular.

Mais informações pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Professores da Ufam lançam livros na Academia Amazonense de Letras em março

 
Por Ismael dos Santos
Equipe Ascom

Professores da Faculdade de Estudos Sociais (FES) da Ufam, e de instituições particulares, lançam no dia 10 de março, às 10h, na Academia Amazonense de Letras, quatro livros que abordam temas sobre Desenvolvimento Regional na Amazônia; Práticas de Aprendizagem; Mercados Industriais; e Bioindústria Amazonense. Saiba quem são os professores e um resumo de cada obra:

Amazônia: Desafios e Perspectivas para o Desenvolvimento Regional

Organizadores: Michele Lins Aracaty e Silva (Departamento de Economia e Análise da FES), Manoel Carlos de Oliveira Junior (Departamento de Administração da FES), e Marcela Froes da Costa (Uniasselvi).

Resumo: O livro é o primeiro volume que reúne artigos acadêmicos de professores pesquisadores, que tem como objetivo a discussão da realidade social, econômica e ambiental da Amazônia num contexto da sustentabilidade.

 

Estudos da Bioindústria Amazonense: Sustentabilidade, Mercado e Tecnologia

Organizadores: Rosana Zau Mafra (Departamento de Economia e Análise da Ufam), e Rafael Lima Medeiros (Unip).

Resumo: Trata-se de uma coleção de estudos cuja preocupação central são as atividades produtivas que utilizam os recursos naturais da biodiversidade amazônica, fundamentados seja em teorias clássicas pertinentes a cada tema, seja em trabalhos seminais sobre a bioecnomia na Amazônia. Os trabalhos podem auxiliar o setor público a criar políticas efetivas que levem ao deenvolvimento sustentável baseado no conhecimento. 

 

Revendo as Práticas de Ensino Aprendizagem

Organizadores: Luiza Maria Bessa Rebelo (professora aposentada do Departamento de Administração da FES) e Manoel Carlos de Oliveira Junior.

Resumo: Aborda metodologias já tradicionais que podem ser utilizadas em sala de aula por docentes que pretendem diversificar seus métodos de ensino, buscando assim favorecer a participação do aluno no processo de aprendizagem.

 

Segmentação de Mercados Industriais

Organizadores: Luiza Maria Bessa Rebelo e Manoel Carlos de Oliveira Junior.

Resumo: Livro apresenta um modelo de segmentação a partir de um estudo de caso em uma empresa amazonense de uniformes profissionais. O estudo é resultante da dissertação de mestrado em engenharia de produção, realizado na Universidade Federal do Amazonas.

 

A Academia Amazonense de Letras está localizada na Rua Ramos Ferreira, 1009, Centro de Manaus. Informações: (92) 98116-0004 – professora Michele Aracaty.

Livro ensina como elaborar projetos sociais. Lançamento dia 20 de fevereiro

 
Por Sandra Siqueira 
Equipe Ascom

Com 24 anos de atuação na área de voluntariado, o professor da Faculdade de Tecnologia (FT), Jonas Gomes, apresenta ao público a obra “Compêndio para Elaboração de Projetos Sociais”, no dia 20 de fevereiro, Dia Mundial da Justiça Social, às 18h, no auditório Rio Javari.

No trabalho, o professor registra a forma como são vistos o trabalho voluntário e o terceiro setor em país como Japão, Estados Unidos e Brasil com base na experiência adquirida nesses países. No Brasil, a Fundação Pescar, no Rio Grande do Sul e o Alternativo de Petrópolis, no Amazonas, são citados como exemplos de projetos de sucesso. Já no exterior, as Homeboy Industries, nos Estados Unidos, e o Peace Boat, no Japão, mostram como o trabalho é desenvolvido por lá. “Em todos os casos atuei como voluntário, sendo que para melhorar os serviços, sentia a necessidade de captar recursos por meio de projetos construídos com a coletividade, porém tinha dificuldade de encontrar material sobre o assunto, então decidi colocar a experiência adquira no compêndio”, afirma.

Com o livro é possível adquirir estatísticas e dados nacionais e internacionais sobre o setor; orientações para a correta elaboração de projetos, com dicas de como fazê-lo com a participação coletiva. Além disso, o autor expõe cinco abordagens para realização de diagnósticos quanto à participação da comunidade.

O evento de lançamento oficial será aberto ao público em geral. Professores, alunos e pesquisadores que elaboram projetos de extensão; gestores e coordenadores de projetos sociais e gestores de RH de empresas que almejam desenvolver projetos sociais para reforçar a sua responsabilidade social são os principais destinatários da obra.

Os interessados podem customizar o material e fazer a encomenda online no site da editora Agbook, que publica o trabalho.

Centro de Artes informa retificação do calendário de testes para cursos de dança

 

O Centro de Artes da Ufam (Caua) informa retificação do calendário de testes para os interessados nos cursos de dança. Serão oferecidas aulas de dança contemporânea, dança infantil e infanto-juvenil, dança cênica e técnicas de pontas.

Os interessados devem estar atentos ao cronograma de atividades, em anexo, para acompanhar os prazos de matrícula e testes de aptidão, que acontecem de 15 a 26 de janeiro de 2018, para novos alunos. Para rematrícula, o prazo é até 18 de janeiro, pelo Portal do Aluno e-campus.

Mais informações e inscrições nas secretarias do Caua, que funcionam de segunda a sexta-feira, no horário das 08h às 12h e das 14h às 17h.

A unidade I do Caua está localizada na Rua Monsenhor Coutinho, 724, Centro, telefones: 3305-1181 ramal 5150/5183. A unidade II fica na Rua Simão Bolívar, 215, Centro (Praça da Saudade) e o telefone de contato é 3305- 1181 ramal 5270.

 

Anexos:
Fazer download deste arquivo (DANÇA ATUALIZADO.pdf)DANÇA ATUALIZADO.pdf[ ]157 kB

Faartes promove o curso 'A pesquisa interdisciplinar sobre os efeitos emocionais da Música'

 
Por Carolina Lemos
Equipe Ascom

 

O Grupo de Estudos e Pesquisas em Música na Amazônia, da Faculdade de Artes da Ufam (Faartes), convida toda a comunidade acadêmica para o curso ‘A pesquisa interdisciplinar sobre os efeitos emocionais da Música’, com Wolfgang Böhler, da IMC Universität , da Áustria.

O evento acontece de 15 a 17 de janeiro, na sala 06 do bloco Mário Ypiranga, setor norte do campus, das 08h às 12h e das 14h à 17h. A atividade terá certificado de 24h complementares. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no local e horário do curso.

Professor do curso de Comunicação Social lança livro em São Paulo

 

O professor do curso de Comunicação Social/Jornalismo da Ufam, Renan Albuquerque, juntamente com a professora emérita da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Carmen Junqueira, lançaram em São Paulo, um livro-coletânea. A obra é oriunda do esforço de cientistas do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ambientes Amazônicos (Nepam), liderado pelo professor Renan Albuquerque, e do Núcleo de Estudos em Meio Ambiente (Nema), liderado pela professora Carmen.

A obra contou com a co-organização também do professor Michel Justamand, da Ufam de Benjamin Constant, e versou sobre questões paradigmáticas da atualidade, sobretudo com referência a conflitos em áreas indígenas do bioma Amazônia, questões sobre narrativas e literatura de povos originários do Baixo Amazonas (leste do Estado do Amazonas) e problemáticas sociopolíticas da atualidade pós-moderna.

Pesquisadores da Alemanha, do Peru, de São Paulo, das regiões Norte e Nordeste do País integraram a coletânea, bem como uma aluna indígena do Alto Solimões/AM que cursa doutorado no Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). No lançamento, a coordenadora do Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais da PUC-SP, professora Vera Lúcia Chaia, falou sobre a importância da coletânea. “Agrega valor ao nosso Programa e firma ainda mais nossa parceria com a Ufam”, destacou. 

O livro está disponível para a comercialização nas Livrarias Cultura de todo o Brasil, na Editora Alexa Cultural, em São Paulo e pode ser acessada livremente no repositório SEER, via buscador Google. 

Sarau na AAL terá participação do maestro Nivaldo Santiago. Entrada gratuita

Nesta sexta-feira, 29, a Academia Amazonense de Letras realiza um Sarau com canções amazônicas. O evento, com início às 18h, terá a participação especial do professor emérito da Ufam, maestro Nivaldo Santiago, além da cantora amazonense Taís Vieira, que em 2018 completa 20 anos de carreira. Entrada gratuita.

A Academia Amazonense de Letras está localizada na Rua Ramos Ferreira, 1009, Centro de Manaus.

Sobre os artistas

Nivaldo de Oliveira Santiago é professor emérito da Ufam por sua trajetória na Música da região Norte e, sobretudo, pelo desenvolvimento acadêmico das Artes na universidade. Ele foi um dos regentes do Coral Universitário da Ufam. Em 2014 recebeu o título de Professor Emérito na terceira edição do Simpósio Internacional de Música na Amazônia. (Saiba mais).

Taís Vieira é formada em Letras pela Ufam e atualmente é professora de Ópera e Canto desde 2009, na Universidade Federal de Juiz de Fora.  Já ganhou diversos prêmios musicais, entre eles o Carlos Gomes de Ópera e Música Erudita, em 2008. Em 2004 foi considerada como umas das 40 vozes líricas do mundo em uma competição internacional de ópera em Los Angeles.

Orquestra de Música Popular da Ufam realiza apresentação em Careiro da Várzea dia 27

 

Em comemoração ao aniversário de 30 anos do município de Careiro da Várzea, a Orquestra de Música Popular da Ufam realiza, no dia 27 de dezembro, quarta-feira, às 20h, uma apresentação de seu repertório, com músicas aclamadas pelo público. A Orquestra é composta por base (bateria, baixo, guitarra, teclado e percussão) e os instrumentos de sopro (saxofone, trombone e trompete).

Para o maestro Márcio Aguiar, regente da Orquestra, a expansão dos concertos da orquestra para o interior do Amazonas surge da necessidade de apresentações dos corpos artísticos da Ufam nos municípios do estado. “Para a criar uma integração entre a Universidade e promoção do patrimônio cultural da região, essas apresentações justificam a existência desse projeto, bem como divulgam do trabalho desenvolvido pelas orquestras da universidade”, afirma o maestro.

XVI Seinpe concede bolsas para submissão de trabalhos

Por Carolina Lemos
Equipe Ascom

XVII Seminário Interdisciplinar de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação e I Encontro Pan-Amazônico de Educação, que acontecem na Ufam de 26 a 28 de março de 2018, estão com inscrições abertas com direito à isenção para quem deseja submeter trabalhos. As concessões estão divididas em grupos, de acordo com a origem do participante.

No primeiro grupo, está a chamada especial para participantes de outros países da Amazônia Ocidental: Guiana Francesa, Suriname, Guiana, Venezuela, Colômbia, Equador, Peru e Bolívia. Será feita concessão de passagem e hospedagem para 5 trabalhos selecionados na modalidade de Comunicação Oral.

No segundo grupo, é a vez dos participantes oriundos das outras regiões do Brasil. Também será feita concessão de passagem e hospedagem para 1 trabalho selecionado de cada região, exceto a Norte. Os participantes da Região Norte se enquadram no terceiro grupo, que também disponibilizará passagem e hospedagem para 2 trabalhos de docentes e/ou discentes dos estados desta área.

O quarto grupo abrange participantes da Ufam, com a concessão de 50 bolsas para inscrição de alunos de graduação e pós-graduação da universidade que desejem submeter trabalho nas categorias Comunicação Oral e Pôster. Serão oferecidas também bolsas, no quinto grupo, para inscrição de 50 discentes de outras instituições do Amazonas que queiram participar nas modalidades de Comunicação Oral e Pôster.

Confira os requisitos para requerimento e prazo de envio dos trabalhos nos anexos.

 

Mais informações:

 

(92) 3305-1181 Ramal: 1785 O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

https://seinpeufam.wixsite.com/seinpe2018 

Anexos:
Fazer download deste arquivo (grupo 1.jpg)grupo 1.jpg[ ]116 kB
Fazer download deste arquivo (grupo 2.jpg)grupo 2.jpg[ ]110 kB
Fazer download deste arquivo (grupo 3.jpg)grupo 3.jpg[ ]104 kB
Fazer download deste arquivo (grupo 4.jpg)grupo 4.jpg[ ]111 kB
Fazer download deste arquivo (grupo 5.jpg)grupo 5.jpg[ ]101 kB

PPGI realiza 35a defesa de Tese de Doutorado nesta sexta-feira, 15

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI/Ufam) convida toda a comunidade acadêmica para a sessão pública de apresentação da 35ª Defesa de Tese de Doutorado, com o tema ‘Fatores de Influência na Produtividade de Desenvolvedores de Organizações de Software’, do candidato Edson César Cunha de Oliveira, tendo como banca examinadora os professores:

Profa. Tayana Uchôa Conte - PPGI/UFAM (Orientadora/Presidente)

Prof. José Reginaldo Hughes Carvalho - PPGI/UFAM

Prof. Alessandro Fabrício Garcia - PPGI/PUC-Rio

Prof. Gleison dos Santos Souza - PPGI/UNIRIO

Prof. José Luiz de Souza Pio - PPGEE/UFAM

Será na Sala de Seminários do Instituto de Computação da Ufam (Icomp), setor norte do campus, no dia 15 de dezembro, sexta-feira, às 14h.

Curso de Letras-Libras realiza primeira defesa de TCC da primeira turma finalista

 
 
Por Carolina Lemos
Equipe Ascom 

 

A Faculdade de Letras da Ufam (Flet), por meio do curso de Letras – Libras, realiza nesta quarta-feira, 13 de dezembro, a primeira banca de apresentação de Trabalho de Conclusão de Curso da primeira turma finalista. Será na sala 04, Bloco J do Setor Sul do campus, às 14h.

Francisco Pereira de Amorim será o primeiro discente a se apresentar, com o trabalho intitulado 'O Ensino dos Números em Libras Como L2', com orientação da professora Débora Arruda. Além de Francisco, mais 6 alunos da primeira turma apresentarão seus trabalhos no mês de janeiro, a partir do dia 22. Confira o cronograma das apresentações em anexo.

'Faça mais por quem já fez muito' arrecada doações para Casa do Idoso

 
Por Carolina Lemos
Equipe Ascom 

‘Faça mais por quem já fez muito’ é uma campanha idealizada pelos alunos da disciplina de Políticas Públicas para Promoção da Saúde, Esporte e Lazer, do curso de Educação Física da Ufam, com o objetivo de arrecadar doações de fraldas geriátricas, produtos de limpeza, roupas e alimentos para a Casa do Idoso São Vicente de Paula, localizada no bairro São Raimundo, em Manaus.

As doações devem ser entregues no Centro Acadêmico de Educação Física (Cacef), no setor Sul do campus, até terça-feira, dia 12 de dezembro.

Mais informações: Tina: 99188 9422/Gabriel 98140 7699.

Icomp promove palestra sobre knowledge graph da web

O Instituto de Computação da Ufam (Icomp) promove, no dia 11 de dezembro, segunda-feira, a palestra ‘Como a Diffbot está criando uma knowledge graph da web’, com Filipe Mesquita, egresso de graduação e mestrado do Icomp e doutor em Ciência da Computação pela University of Alberta, no Canadá, que abordará as iniciativas de pesquisa e desenvolvimento da Diffbot, onde ele trabalha atualmente.  

A Diffbot é uma startup do Vale do Silício, nos Estados Unidos, cuja missão é estruturar o conhecimento mundial. Nesta palestra, Filipe Mesquita apresentará a Diffbot e a sua knowledge graph da web, contendo mais de 1 bilhão de entidades e 21 bilhões de fatos. 

O evento acontece às 14h, no auditório 2 do IcompTech, setor norte do Campus.

 

 

PPGE realiza Seminário de Avaliação 2017

 
Por Carolina Lemos
Equipe Ascom

O Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) realiza, nos dias 11 e 12 de dezembro, no auditório Jatapu, o Seminário de Avaliação do PPGE 2017, na Faculdade de Educação, setor norte do campus. O Seminário é voltado para docentes, discentes, servidores e comunidade interessada no fortalecimento da Pós-Graduação em Educação no Amazonas.

O evento tem como proposta ser um espaço de análise, aprendizagem, discussão e proposição das demandas e necessidades do PPGE no contexto dos processos avaliativos existentes e em vigor no cenário nacional e tem por objetivos discutir os resultados obtidos pelo programa no processo de avaliação da Capes correspondente ao quadriênio 2013-2017, caracterizar e propor ações vinculativas aos cinco pontos de avaliação propostos atualmente no documento de área, com foco no processo de internacionalização, e planejar conjuntamente ações e estratégia de fortalecimento para o quadriênio 2017/2020.

Programação Seminário de Avaliação PPGE 2017

Dia 11

8:30 – Apresentação do documento de área usado na avaliação

10:00 – Intervalo

10:30 – Debate e questionamentos sobre o documento de área

14:00 – Apresentação da Avaliação do quadriênio do PPGE (2013-2017)

16:00 – Intervalo

16:30 – Debate e questionamentos sobre a avaliação

 

Dia 12

8:30 – Formação de 05 grupos de trabalho com representatividade docente, discente e de demais servidores com vinculação ao PPGE para organização de propostas para o próximo quadriênio.

1 – Proposta do Programa

2 – Corpo Docente

3 – Corpo Discente, Teses e Dissertações

4 – Produção Intelectual

5 – Inserção Social

10:30 – Formalização das propostas nos 05 quesitos de Avaliação – Apresentação das propostas nos 05quesitos de Avaliação para o próximo quadriênio (2017-2020)

11:00 – Debate e questionamentos sobre as propostas

13:00 – Encerramento

 

Mais informações sobre o evento na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Educação, na Faced, ou pelo telefone 3305 1181, ramal 1785.