Cerimônia celebra 10 anos de implantação do Icet na segunda-feira, 25

Além das homenagens, programação prevê diversas atividades comemorativas do aniversário da unidade

O Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia da Ufam (Icet), situado no município de Itacoatiara, comemora 10 anos de implantação com uma cerimônia em homenagem àqueles que fazem parte da história da unidade acadêmica. A solenidade ocorre nesta segunda-feira, dia 25, no auditório da instituição, às 19h.

Na ocasião, docentes, técnico-administrativos e membros da comunidade que contribuíram para a criação e desenvolvimento do Instituto receberão placas de homenagem. O reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, e o vice-reitor, professor Jacob Cohen, acompanhados do diretor do Icet, professor Jorge Kanda, e do prefeito de Itacoatiara, Antônio Peixoto, farão a entrega das placas de honra.

Programação

A comemoração do aniversário do Icet continua de 26 a 29 de setembro, com diversas atividades. Plantio de árvores, exposição de fotos e vídeos, palestras dos projetos de extensão, Corrida Solidária e o Festival Cultural do Icet são alguns dos destaques da programação, que pode ser conferida aqui.

Atualmente, o Icet oferece seis cursos de graduação: Agronomia, Engenharia de Software, Engenharia de Produção, Engenharia Sanitária, Farmácia, Química Industrial, Sistemas de informação, Licenciatura em Ciências: Química e Biologia e Licenciatura: Matemática e Física. Na pós-graduação, há o curso de mestrado em Ciências e Tecnologia para Recursos Amazônicos, de caráter multidisciplinar.

Ufam sedia congresso internacional sobre Desporto. Lançamento é nesta segunda, 25 de setembro

O evento já teve sede em Florianópolis, Recife e São Luis. A última edição ocorreu na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, onde teve início.

Comissão organizadora reúne para definir mesas temáticasComissão organizadora reúne para definir mesas temáticas

Em sua 17º edição, esta é a primeira vez que um estado da região Norte do Brasil sediará o Congresso de Ciências do Desporto e de Educação Física dos Países de Língua Portuguesa, cujo tema é ‘Cuidar da Casa Comum: da natureza, da vida, da humanidade’. O lançamento da marca é nesta segunda-feira, 25, às 19h, na Arena da Amazônia - Camarote do governador. A data marca o início dos preparativos para o congresso, que ocorre de 25 a 28 de setembro de 2018.

O tema central delimita-se no debate sobre oportunidades e responsabilidades do desporto e da educação física. Segundo a organização, são esperados profissionais e estudantes das áreas principais, mas também de saúde, nutrição e fisioterapia. Eles terão oportunidade de publicar nos anais do congresso e participar com apresentações orais e exposição de pôsteres.

Planejamento

O ex-diretor da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, em Portugal, reuniu-se com a Comissão Organizadora na quinta-feira, 22, na Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), que organiza o evento em parceria com o Conselho Regional de Educação Física da 8ª região (Cref 8). Conforme a diretora da unidade, professora Artemis Soares, na reunião, foram definidas as mesas temáticas do congresso.

Participam ainda da Comissão Organizadora dos professores Almir Liberato da Silva, João Libardoni, João Cláudio Machado, Roseanne Autran e Lucídio Rocha, todos da FEFF. Outros pontos definidos no encontro foram a prospecção de recursos em instituições de fomento a eventos científicos estaduais e nacionais e a busca de fomento para a revitalização dos 13 auditórios da Ufam, localizados nos setores Norte e Sul, além da sinalização do Campus.

 

Centro de Ciências do Ambiente realiza seminário “Amazônia Sustentável”

O Centro de Ciências do Ambiente (CCA) da Universidade Federal do Amazonas promove nesta sexta-feira, dia 22, das 8h às 12h, o Ciclo de Seminários “Amazônia Sustentável”, com a apresentação do seminário intitulado: “Impacto ambiental decorrente da extinção da Reserva Nacional do Cobre e Associados (RENCA) entre Amapá e Pará”.  A apresentação será na sala Copaíba, no CCA, setor Sul do campus, no bloco T. 

Ufam promove primeira Semana de Arte, Ciência e Tecnologia entre 25 e 27 de outubro

Estão abertas as inscrições para a primeira Semana de Arte, Ciência e Tecnologia da Ufam, que visa a facilitar o acesso a informações sobre inovação científica para públicos diversos. Mostras de pesquisas, mini cursos, palestras e espaços de arte interativa, para estimular a criatividade, são algumas das atividades.

Confira programação completa.

Promovido pelos institutos de Computação (Icomp) e de Ciências Exatas (ICE), o evento ocorre no Centro de Convivência do setor Norte do Campus, entre os dias 25 e 27 de outubro, a partir das 8h; e o prazo final para submeter trabalhos é dia 25 de setembro. Também é possível participar individualmente como ouvinte ou ainda, para gestores de instituições de ensino básico, é possível inscrever escolas.

Organização

De acordo com a coordenadora da iniciativa, professora Marisa Cavalcante, a Semana busca praticar uma modalidade divertida de aprendizagem, em ambientes integradores, por meio das exposições interativas. “Esta é uma forma descontraída e gostosa de construir conhecimento", observou.

"Matemática está em tudo: integrar para construir” é o tema central, porém outras discussões de caráter multidisciplinar e socialmente relevantes serão estimuladas através das palestras, como os impactos sociais da Educação, o novo ensino médio amazonense e as influências das tecnologias digitais na organização política do século atual, dentre outras.

Atividades organizadas por outras unidades acadêmicas ou por outras instituições serão abrigadas pelo evento, nesta edição. Alguns exemplos são o ‘V Desvendando as Ciências Forenses: a perícia, o meio Ambiente e os números’; a segunda edição da Maratona Interdisciplinar de Arte (Midiarte) e o primeiro Festival de Inovação e Criatividade do Amazonas. A semana tem o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

 

Informações: 3305-2115 (ICE) / 3305-2808 (Icomp)

E-mails: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. e O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Livro a ser lançado no próximo dia 2 aborda 'Doença Mental e liberdade'

Publicação é resultado de tese de doutorado do ex-pró-reitor adjunto de Graduação da Ufam

O professor do curso de Filosofia e ex-pró-reitor adjunto da Pró-Reitoria de Graduação (Proeg), professor Nelson Matos de Noronha, reúne, no próximo dia 2 de outubro, colegas, alunos, amigos e familiares para lançar o livro 'Doença mental e liberdade: Foucault e a problematização da ética em História da Loucura". 
 
Resultado de sua tese de doutorado, a obra representa, segundo o autor, uma experiência intelectual, reunindo a reconstituição histórica da elaboração da tese de Doutorado de Estado da Arte do filósofo francês Michel Foucault, a reflexão sobre as condições de possibilidade da ética no século XX e a constatação das linhas de emergência de um tipo de vida filosófica adotada em nossos dias.  
 
Ele também explica que, embora a doença mental tenha sido colocada em uma dimensão secundária no campo das investigações epistemológicas por muito tempo, o sistema de saúde pública tem se manifestado de maneira cada vez mais contundente sobre a taxa de incidência do sofrimento causado à população pelas ocorrências no campo da psicopatologia. 
 
"A recepção de Foucault no Brasil tem sido positiva. Contudo, tem sido muito difícil a instituição de políticas para a educação, a ciência e a tecnologia voltadas aos anseios de autonomia e descolonização intelectual entre nós. Esperamos, com esse livro, contribuir para o aprofundamento desse debate e a formação de uma vontade política comprometida com essa causa", considerou.
 
Agenda - O lançamento do livro será na loja da Saraiva Mega Store, situado no Shopping Manauara, às 20h. O shopping está localizado na avenida Mário Ypiranga, nº 1.300. 

VIP recebe alunos do ensino médio nesta quinta, 21

Alunos da Escola Estadual Karla Patrícia Barros Azevedo visitam a Ufam, nessa quinta-feira, 21 de setembro, a partir das 8h da manhã. O objetivo da visita é o de proporcionar aos visitantes, cerca de 30 alunos, das três séries do ensino médio, com faixa etária entre 14 e 17 anos, um maior conhecimento sobre a Instituição. A escola fica localizada no Conjunto Cidadão 10, no Tarumã.

A visita foi solicitada pela professora da escola, Andrezza Laureen Costa, com o objetivo de incentivar os alunos a ingressarem em uma instituição de ensino superior. Os alunos serão acompanhados pela professora Andrezza e pelo professor Joilson Lopes da escola.

Serão visitados os setores Sul e Norte do Campus Universitário. No setor Norte, estão programados o laboratório de Serigrafia, laboratório de Engenharia Elétrica. Já no setor Sul, os setores a serem visitados serão: o Viveiro da Faculdade de Ciências Agrárias e o CDTECH, a incubadora da UFAM. Além disso, serão apresentadas as bibliotecas setoriais, a LUA, livraria da UFAM, e demais setores da Instituição.

Os visitantes serão recebidos no auditório Eulálio Chaves para uma apresentação sobre a Universidade. Estarão presentes a coordenadora do VIP, professora Célia Carvalho, o técnico em educação, Sebastião Lima, e o bolsista do curso de Administração, Pablo Ribeiro.

Saiba mais

Programa de Visita (VIP) vem, desde 2008, recebendo diversos grupos de visitantes interno e externo, da rede privada, estadual e federal de ensino, além de alunos indígenas e estrangeiros que desejam conhecer a Instituição. O VIP é um programa que objetiva estreitar a relação entre a Universidade e a sociedade, tendo à frente a professora Célia Carvalho, da Faculdade de Informação e Comunicação.

As visitas podem ser agendadas via e-mail (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. )

III Enproll ocorre na próxima semana

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam), por meio da Faculdade de Letras (Flet) e do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), realiza o III  Encontro Amazonense de Professores de Línguas e Literaturas (III Enproll), na próxima semana, entre os dias 25 e 28, no Campus.

Acesse página do Enproll www.doity.com.br/enproll/

A iniciativa tem ainda a parceria da Associação de Professores de Espanhol do Amazonas (APE-Am), da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino do Estado do Amazonas (Seduc/Am) e das Secretarias Municipais de Educação de Manaus, Tabatinga, Benjamin Constant, Atalaia do Norte e de Itacoatiara.

A solenidade de abertura será no auditório Eulálio Chaves, setor Sul do Campus, a partir das 8h. Já às 9h ocorre a conferência inicial com o professor Sírio Possenti, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), licenciado em Filosofia e com mestrado e doutorado em Linguística.

Demanda

A realização do III Enproll atende demanda de professores que atuam nas redes públicas e privadas de ensino, responsáveis por componentes curriculares voltados aos estudos linguísticos e literários de Língua Espanhola, Língua Francesa, Língua Inglesa, Língua Japonesa, Línguas Ameríndias, Libras e Língua Portuguesa, em contextos de ensino de Língua Materna (LM), Língua Adicional (LA/L2) ou Língua Estrangeira (LE).  

Priorizando a formação continuada dos profissionais que atuam na Educação Básica e no Ensino Superior, esta terceira edição do Enproll  aborda temática relevante na práxis docente e na realidade das escolas, discutindo sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) e o ensino de línguas e de literaturas com a colaboração de experientes e renomados pesquisadores que representam instituições dos estados que formam a Amazônia brasileira, bem como de outras regiões do país e, ainda, de outras nações.

Além de possibilitar espaço para discussão, capacitação e formação, o evento privilegia o desenvolvimento da região amazônica brasileira, com atenção especial à educação e, principalmente, à formação docente.

Histórico

O Encontro Amazonense de Professores de Línguas e Literaturas (Enproll) surgiu há três anos, como proposta regional de capacitação docente. No entanto, desde o primeiro ano, a adesão foi tamanha, tendo a participação de profissionais e de pesquisadores de todo Brasil, que passou à abrangência nacional.

No ano de 2015, com o tema “(Des)envolvendo práticas para o Ensino Básico", mais de 700 pessoas participaram. Em 2016, em sua segunda edição, a temática abordada foi "Políticas e ações para o ensino de Línguas e de Literaturas" e o público ultrapassou a cifra de 1000 (mil) participantes do Amazonas e de outros estados brasileiros.

Esta terceira edição, abordando a temática "Tecnologias da Informação e da Comunicação e o ensino de línguas e de literaturas", espera a contribuição de profissionais de instituições brasileiras e também de outros países, ampliando o número de participantes, o que lhe outorga abrangência internacional, e o consolida como espaço para a busca de qualidade da Educação Básica e do Ensino Superior, abrindo campo para discussão de novas práticas e de possibilidades para o ensino e para a pesquisa.

Workshop vai debater a 'Interação Ensino e PD&I' para a Sustentabilidade’

Com o objetivo de contribuir para o avanço dos estudos sobre agricultura familiar na Amazônia e a compreensão teórica do universo rural local, a Ufam, em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), promove, de 21 a 23 de novembro, no Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (IFCHS, antigo ICHL), o II Workshop Pesquisa e Agricultura Familiar, com o tema ‘Fortalecendo a Interação Ensino e PD&I para a Sustentabilidade’.
 
Segundo os organizadores do evento, a ideia é dar continuidade às ações que contribuem para a difusão e o fortalecimento da pluralidade e diversidade científica na Amazônia, articulando iniciativas de produção do conhecimento nos diversos cursos de graduação e pós-graduação de instituições de Manaus.
 
Assim, torna-se viável a promoção do intercâmbio científico e cultural entre professores e pesquisadores. Para tanto, participam da comissão organizadora instituições como a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária(Embrapa), Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Fucapi) , Faculdade Capivari e Universidade Federal do Pará (Ufpa). 
 
Segundo um dos coordenadores da iniciativa, o aluno Rafael Koide, o Workshop será um ambiente de interação entre o beneficiário dos resultados de pesquisas e professores, alunos, pesquisadores, agentes públicos e lideranças sociais. “Esses aspectos possibilitarão aos profissionais envolvidos um amplo processo de troca de conhecimentos e aprimoramento do que vem sendo realizado nas instituições de ensino e centros de pesquisas, contribuindo para um ambiente propício à melhoria da qualidade da produção científica e tecnológica no Estado”, ressaltou.
 
Mais informações sobre o evento: https://www.even3.com.br/wpaf2017
 
 

Neai discute as guerras aquáticas do Xingu na quinta-feira, 21

Os Seminários de Pesquisa do Núcleo de Estudos da Amazônia Indígena (NEAI/Ufam) realizam uma nova edição para a comunidade universitária. O Seminário ocorre nesta quinta-feira, dia 21, às 14h, na sala 12 do bloco da Faculdade de Direito (FD), setor Norte do campus universitário.

Nesta edição, o convidado é o professor do Instituto Amazónico de Investigaciones da Universidad Nacional de Colombia, Sede Amazonia, com o tema “Vulnerabilidade, respeito, influência: aproximações etnográficas às guerras aquáticas no Xingu”.

O palestrante está em Manaus ministrando disciplina no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Ufam (PPGAS), consolidando a recente parceria estabelecida entre a instituição e o programa.

Sobre o tema

A proposta busca ilustrar alguns eixos conceituais que emergem da etnografia das preocupações mebêngôkre com relação às profundas transformações recentes na bacia do Xingu.  A apresentação baseia-se na etnografia dos movimentos associados às expedições rituais de caça e pesca, bem como as dos movimentos associados à luta em face da iminente construção de uma grande hidrelétrica na bacia do Rio Xingu. Trata-se de discutir o desempenho das categorias de análise em função das ideias de vulnerabilidade e proteção da vida como eventos cosmopolíticos de difícil tradução.

Conheça o Neai: www.neai.ufam.edu.br

Ufam sedia o XXIII Congresso Nacional de Educação Musical entre os dias 16 e 20 de outubro. Inscrições abertas

Em outubro a Universidade Federal do Amazonas será palco do 23º Congresso Nacional, da Associação Brasileira de Educação Musical (Abem), com o tema: `Diversidade humana, responsabilidade social e currículos: interações na educação musical´.  As atividades serão realizadas na Faculdade de Artes (Faartes), Setor Norte, e Auditório Eulálio Chaves, Setor Sul do Campus Universitário, Senador Arthur Virgílio Filho.As inscrições estão abertas e podem ser feitas no site da Abem: www.abemeducacaomusical.com.br

A conferência de abertura será às 19h, no auditório, com a palestra `Para além da aprendizagem: Educação democrática para um futuro humano´, e será ministrada pelo pesquisador da Universidade de Brunel, na Inglaterra, Gert Biest. A programação do congresso também terá mesas-redondas, onde serão abordados diversos temas como Currículos para a Educação Musical; Formação de Pesquisadores; Diversidade Humana e Formação Musical e em Educação Musical. No dia 18 de outubro o evento terá um Painel Internacional de Educação Musical. (Acesse a programação).  

Informações: (92) 3305-1181 / Ramal 2320 / O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Cine Vídeo Tarumã apresenta filmes sobre os Yanomami

Em parceria com o grupo Secoya, que trabalha junto ao povo Yanomami através de ações educativas e sobre os direitos indígenas, o Cine Vídeo Tarumã realiza uma seleção de filmes sobre os índios da etnia Yanomami. As narrativas apresentam diferentes situações vividas pelo grupo como a luta por terras, ritos religiosos e até mesmo massacres. Após cada sessão, uma conversa ocorre com a presença de um debatedor sobre o tema tratado no filme do dia. As sessões são gratuitas, com início às 12h30 e ocorrem no auditório Rio Negro, localizado no hall do IFCHS, antigo ICHL, na Universidade Federal do Amazonas.

Na segunda-feira, o primeiro filme apresentado é "Xapiri". O filme experimental acompanha o encontro de xamãs na aldeia Watoriki, no Amazonas. O resultado deste registro é uma obra sensorial dos trabalhos dos xapiri (xamãs ou pessoas-espírito), desde seu encontro em Watoriki até a evolução dos rituais Utepë, onde os xamãs atraem entes que os ajudam a conduzir curas-batalhas contra o mal que atinge a ordem cosmoecológica aparente do mundo. Após esta exibição, o debate será realizado com a presença do professor Lino João Oliveira, do Departamento de Antropologia da Ufam.

Na quarta-feira, dia 20, o filme exibido é "Davi Contra Golias - Brasil Caim". O filme-denúncia sobre o massacre contra os Yanomami entrevista índios desta etnia, os quais falam sobre a relação com os garimpeiros e a decorrência do massacre. Uma situação que gerou desdobramentos com a ida dos índios a Brasília para reivindicar uma posição do governo. O líder Yanomami, Davi Kopenawa além de estar presente no filme, também participa do debate realizado após a sessão, que conta com o comentário realizado em vídeo pelo diretor do filme Aurélio Michiles.

Na sexta-feira, o filme é "Índio Cidadão?". O documentário mostra a luta das nações indígenas para conquistar e manter seus direitos garantidos pela lei. Contando com depoimentos de ativistas e importantes lideranças, o filme aborda momentos marcantes desta jornada, que segue até hoje, como a ocupação da Câmara dos Deputados em 2013 e a Mobilização Nacional em Defesa dos Direitos Constitucionais. Após a exibição o debate possui a participação do líder Ixima, Carlito Yanomami.

Submissão de trabalhos para a Semana de Arte, Ciência e Tecnologia da Ufam vai até 25 de setembro. Participe!

Evento integra semanas acadêmicas de cursos do ICE, além de mostra interdisciplinar e festival de inovação e criatividade.

Com o tema "Matemática está em tudo: integrar para construir", a primeira edição da Semana de Arte, Ciência e Tecnologia da Ufam (Senacite) ocorre de 23 a 27 de outubro. O evento tem o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e será realizado no Centro de Convivência, no setor Norte do Campus Universitário.

O prazo para submissão de trabalhos científicos está aberto até o dia 25 de setembro. Podem apresentá-los em formato de comunicação oral e pôster, alunos de graduação ou pós-graduação, pesquisadores, professores da Educação Básica, do Ensino Técnico, Tecnológico e Superior e demais interessados. A submissão pode ser feita no endereço eletrônico da SenaciteO prazo de inscrições para ouvintes será divulgado em breve.

O objetivo da Semana é estimular a curiosidade e motivar a comunidade a discutir as implicações sociais da Ciência, aprofundando os conhecimentos científicos e tecnológicos.  Desse modo, o vínculo entre a Universidade e a população, em particular os professores e estudantes da Escola Básica, é fortalecido em busca da melhoria na qualidade do ensino para o Amazonas.

 

Programação

A Senacite contempla um conjunto de atividades que propiciam a percepção das inúmeras aplicações acerca da conhecida “ciência da ciência”.

Vários eventos estão incorporados à Semana, entre os quais: a Semana de Ciência e Tecnologia do ICE; o V Desvendando as Ciências Forenses: a Perícia, o Meio Ambiente e os Números; a II MidiArte - Maratona Interdisciplinar de Arte; a Semana da Química; o Projeto Cosmos; a Semana da Física; a Semana da Geologia e o 1º Festival de Inovação e Criatividade do Amazonas. A Senacite ocorre também nos campi da Ufam em Itacoatiara e Parintins.

 

Icet realiza Jogos Universitários com mais de 250 alunos inscritos

A abertura da VI edição dos Jogos Universitários do Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (JUICET) será realizada neste sábado, 16, às 19h, no Ginásio Coberto Municipal, localizado no bairro São Jorge.

Com mais de 250 discentes inscritos, o torneio será coordenado por 20 servidores e equipe técnica e contará com disputas em 27 modalidades, entre coletivas e individuais, desde o atletismo, natação, judô, xadrez, tênis de mesa, basquete até queimada e dominó.

Os atletas serão premiados com medalhas (em torno de 708), distribuídas entre as modalidades (sendo ouro, prata e bronze para cada categoria). Elas serão entregues aos vencedores no encerramento dos Jogos pela coordenadora do evento, Kátia Maria Melo de Vasconcelos, e pelo diretor do ICET.

A competição é interna e os campeões nas modalidades representarão o Instituto nos Jogos Universitários da Ufam (Juufam), em Manaus. 

Além do diretor do Instituto, professor Jorge Yoshio Kanda, do coordenador acadêmico, professor Geone Maia Correa, da coordenadora administrativa, TAE Kátia Rejane da Silva Rufino, o evento terá a presença do prefeito de Itacoatiara, Antônio Peixoto de Oliveira, e do secretário Municipal de Esporte, Izomar Barbosa Melo.

Atletas

As competições serão realizadas a partir das 18h do sábado e no domingo, para evitar conflito entre os horários  das atividades acadêmicas e as competições. O período dos jogos será de 16 de setembro a 5 de novembro de 2017.

Acesse o convite

Professores da Faculdade de Direito lançam obras no dia 21 de setembro

Os professores da Faculdade de Direito da Ufam (FD), Dorinethe Bentes, Daniel Gerhard, Adriano Ferreira, Bernardo Seixas e Maurilio Maia convidam a comunidade acadêmica a participar do lançamento das obras “Reflexões de Direito Público” e “Reflexões sobre Direito Processual Civil: precedente e tutela provisória”, no dia 21 de setembro, às 19h, no auditório da Faculdade de Direito, no setor Norte do campus.

As obras são coletâneas de artigos dos estudantes do Programa de Pós-Graduação em Direito, organizados pelos professores da FD, que refletem um novo olhar sobre o Direito Público e o Direito Processual Civil a partir de discussões sobre os temas. As obras serão vendidas no site da Editora Lumen Juris (https://lumenjuris.com.br) e no dia do lançamento, na sessão de autógrafos no auditório da FD, com 40 por cento de desconto.    

“A obra ‘Reflexões de Direito Público’ me chama a atenção para a discussão que os alunos fazem da parte mais teórica entre o Direito e o Estado, o Direito e a Filosofia e o Direito e a Hermenêutica. O conteúdo não ficou preso àquelas clássicas coisas formais do Direito. É uma discussão teórica. Já na obra de Processo Civil destaca-se a reflexão que os alunos fazem sobre a aplicabilidade do novo Código de Processo Civil. Eles discutem como o novo Código pode dar celeridade a processos e diminuir o número de ações pendentes na justiça”, destacou a professora e autora Dorinethe dos Santos Bentes.

Sobre as obras

Reflexões de Direito Público

A obra coletiva é fruto do esforço pessoal de várias mãos, composta de dezoito artigos científicos organizados da seguinte forma: na primeira parte temos os trabalhos de cunho zetético-teórico, de ânimo reflexivo sobre o Estado de Direito e as questões a ele atinentes. A segunda parte gravita em torno da tensão sempre existente entre o poder punitivo do Estado e as liberdades individuais. Na terceira e última parte da obra, temos textos que tratam de uma reflexão crítica acerca da natureza e atuação da administração pública, sob a ótica dos institutos de direito administrativo, financeiro, tributário e do processo do trabalho. 

Reflexões sobre Direito Processual Civil: precedente e tutela provisória

A coletânea de artigos, é fruto do esforço coletivo dos docentes e discentes da Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Processual Civil da Ufam e versa sobre diversos ramos do Direito. O escopo desta obra é fomentar a pesquisa no âmbito da Pós-Graduação, considerando que é por meio da pesquisa que o acadêmico descobre que o mundo jurídico não se resume a sala de aula, vai além. Esta é a primeira obra da empreitada que é estimular os acadêmicos da graduação a alçarem voos mais altos que seus mestres e alcançarem objetivos condizentes com o aprendizado que se conquista com o acesso à Faculdade de Direito da Ufam.

Faculdade de Estudos Sociais promove VI Feira de troca de livros, de 25 a 28 de setembro

A Faculdade de Estudos Sociais da Ufam (FES) realiza entre os dias 25 e 28 de setembro, das 9h às 20h, a sexta edição da ‘Feira de troca e doações de livros’.

O evento ocorre na sala 26 do Centro de Convivência (andar superior), localizado no setor Norte do Campus Universitário e visa a enfatizar a importância da leitura como hábito entre servidores e estudantes.

Livros de todos os gêneros e para todas as idades, além de revistas, DVDs e CDs podem ser doados ou trocados durante a feira. Para participar, os interessados não precisam realizar inscrição antecipada, basta trazer o material. Há também a possibilidade de trocar 1 kg de alimento não perecível por livro, revista ou DVD/CD.

 

Informações: (92) 3305-4546

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Incubadora “Amazonas Indígena Criativa” promove Seminário Nacional de Empreendimentos Criativos na Amazônia em Parintins

Com apoio do Ministério da Cultura, evento reúne palestrantes de várias partes do Brasil e do exterior

 

A coordenação da Incubadora Amazonas Indígena Criativa da Universidade Federal do Amazonas (Amlc) realiza, nos dias 13, 14 e 15 de setembro, o I Seminário Nacional de Empreendimentos Criativos na Amazônia (Senec), com patrocínio do Ministério da Cultura. Nesta quarta-feira, 13, ocorre o credenciamento dos participantes no auditório do Instituto de Ciências Sociais Educação e Zootecnia (ICSEZ), das 16h às 19h30. 

A mesa de abertura ocorre das 16h às 17h, composta pelo diretor do ICSEZ, José Luiz Pereira, representante do Ministério da Cultura, Jorge Edson Garcia, coordenadora da AmIC, professora Sandra Helena da Silva, presidente da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), professor Jorge Luis Nicolas Audy e representante das lideranças indígenas Sateré Mawé, Lúcio Ferreira Menezes.

Das 17h30 às 18h30 acontece a conferência inaugural “Economia Criativa e as Políticas Culturais” ministrada pelo sócio-diretor e consultor sênior da Garimpo de Soluções, Diretor Geral de Projetos de Inteligência Coletiva e Inovações Urbanas e membro de Redes Culturais de Desenvolvimento Urbano, Turismo e Educação, Alejandro Castañe. Das 18h30 às 19h30, ocorrerá um debate e, em seguida, lançamento de livros e coquetel.

Programação

Na quinta-feira, 14, a programação conta com mesas-redondas: a mesa-redonda 1 ocorre das 8h30 às 10h, intitulada “Políticas Públicas para a Amazônia”, no auditório do ICSEZ, com os palestrantes: Maria Perpétuo Socorro Rodrigues Chaves, das 8h30 às 8h50, Jorge Luis Nicolas Audy, das 8h50 às 9h10, e, Pedro Henrique Coelho Raposo, das 9h10 às 9h30. Das 9h30 às 10h ocorre o debate.

A mesa 2, “Políticas Públicas para os Empreendedores Indígenas e Não Indígenas”, ocorre das 10h30 às 12h, terá a contribuição dos palestrantes: Jane Márcia Pinto Moura, das 10h30 às 10h50, Gonçalo Guimarães, das 10h50 às 11h10, Paulo Ramalho, das 11h10 às 11h30. Das 11h30 às 12h, o debate finaliza a programação. À tarde a programação tem apresentações dos grupos de trabalhos, das 14h às 17h, nas salas do ICSEZ. 

O Grupo de Trabalho GT01 “Culturas Amazônicas e Questões Indígenas” terá a coordenação dos professores Ignês Tereza Peixoto de Paiva, Ártemis de Araújo Soares e Diego Omar da Silveira. A professora Maria do Perpétuo Socorro Rodrigues Chaves coordena o GT02, “Economia Criativa e Empreendedorismo; o GT03 “Cultura, Sustentabilidade e Economia Criativa”, será coordenado pelo professor Paulo Cesar Vieira Archanjo e, o GT04 “Empreendedorismos e o Turismo Local no Contexto da Economia Criativa, pelo professor Paulo Augusto Ramalho de Souza. Uma feira e atrações culturais finalizam a programação no dia 14, das 18h às 20h, no hall do campus da Ufam de Parintins.

Na manhã do dia 15, sexta-feira, a programação inicia com a roda de conversa, das 8h às 10h30, que abordará o tema “Empreendimentos Indígenas e Não Indígenas” e será ministrada por empreendedores da Incubadora AmIC, representantes do Governo do Estado, Secretaria de Turismo e Cultura, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresa (Sebrae) e representante do Ministério da Cultura. 

Das 10h30 às 12h, a coordenação geral do Seminário faz visita às áreas de Turismo de Base Comunitária (TBC) com os convidados. À tarde, a programação conta com minicursos simultâneos, das 14h às 17h30. As atividades estão divididas por temas: 01 “Artes e Cultura Amazônica” ministrada por Luciano Souza; 02, “Marketing Empreendedor na Economia Criativa”, ministrada por Luís Cláudio de Souza Pereira e Ana Maria Correa Rodrigues; tema 03, “Incubadoras na Amazônia”, Luiz Roberto Coelho Nascimento e Jane Márcia Pinto Moura; 04, “Povos Indígenas e a Cultura Parintinense”, Inês Tereza Peixoto de Paiva e Ártemis de Araújo Soares; 05, “Cultura e Criatividade nas Figurações Antropomorfas”, de Doglas Sateré, Ivaney Machado Teixeira; e, 06, “Negócios de Impacto Social”, Tânia Maria Vidigal Limeira.

À noite ocorre o encerramento das atividades do I Seminário Nacional de Empreendimentos Criativos na Amazônia com atividade Cultural para comemorar os 10 anos do ICSEZ.

 

Defesa de dissertação em Informática acontece nesta quarta-feira, dia 13

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI) promove, nesta quarta-feira, 13 de setembro, sessão pública de apresentação de defesa de dissertação intitulada ‘Um Estudo sobre o Uso de Informações de Instâncias para o Casamento de Esquemas no Domínio de Comércio Eletrônico’. A defesa está programada para ocorrer na Sala de Seminários do Instituto de Computação, às 9h30.

O trabalho é de autoria da candidata Luísa dos Reis, que terá em sua banca examinadora o professor Altigran Soares da Silva e a professora Tayana Uchôa Conte, ambos do Programa de Pós-Graduação em Informática da Ufam, o professor Moisés Gomes de Carvalho, do Instituto de Computação (IComp), também da Ufam; e a professora Viviane Pereira Moreira, do Programa de Pós-Graduação  em Computação, do Instituto de Informática da Federal do Rio Grande do Sul (URGS).

Dissertação

No trabalho, procurou-se identificar se as informações de instâncias são mais significativas para os métodos de casamento de esquemas no domínio de comércio eletrônico. Para isso, verificou-se o comportamento de três métodos de casamento de esquemas ao adicionarmos essas informações: COMA, que utiliza heurísticas fixas para combinação de matchers; ALMa, que utiliza Aprendizado Ativo; e RFSM, que utiliza aprendizado de máquina supervisionado.

Os métodos utilizam diferentes tipos de informação, como nomes e estrutura dos elementos dos esquemas analisados. Neste trabalho, procuramos identificar se as informações de instâncias são mais significativas para os métodos de casamento de esquemas no domínio de comércio eletrônico. Para tanto, verificamos o comportamento de três métodos de casamento de esquemas ao adicionar essas informações: COMA, que utiliza heurísticas fixas para combinação de matchers; ALMa, que utiliza Aprendizado Ativo; e RFSM, que utiliza aprendizado de máquina supervisionado. Nos experimentos, percebeu-se que os métodos apresentaram melhorias ao utilizar informação de instância, e que os métodos não necessitam ter uma frequência alta dessa informação para que elas contribuam com os resultados. 

Projeto 'Sexta Etnográfica' tem programação para o dia 15 de setembro

O Projeto ‘Sexta Etnográfica’, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS), convida a comunidade acadêmica da Ufam e demais interessados a participar do terceiro evento do ano de 2017 com o tema “Práticas Populares no Meio Urbano e Migração”, no dia 15 de setembro, às 8h30, no auditório Rio Solimões, no Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (IFCHS), no setor Norte do campus.

Na ocasião serão exibidos o curta documentário “Amazonas, Amazonas” (1966, 15min) do diretor Glauber Rocha e o documentário “Imigração Haitiana” (2015, 27min) do programa Nova Amazônia. Após a exibição do filme ocorrerá um debate com o professor Sérgio Ivan Gil Braga e o mestrando Rosiel Mendonça do núcleo de pesquisa Naurbe-Cidades, Culturas Populares e Patrimônios e professor Sidney Antônio da Silva, do núcleo de pesquisa Gema-Grupo de Estudos Migratórios na Amazônia. Ao final do debate serão sorteados brindes aos presentes.

Programação

“Práticas Populares no Meio Urbano e Migração”

Dia 15 de setembro de 2017

Cerimonialista: Christiane Eveng (mestranda do PPGAS/UFAM)

9h – Abertura do evento com exibição do curta documentário “Amazonas, Amazonas” (1966) e documentário “Imigração Haitiana” (2015)

10h – Debate com o Prof. Dr. Sérgio Ivan Gil Braga, Prof. Dr. Sidney Antônio da Silva e mestrando Rosiel Mendonça

12h – Sorteio de brindes

HUGV participa de campanha nacional da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia

Evento busca informar a sociedade quanto aos perigos de hábitos cotidianos

Equipes realizam ações de conscientização em Manaus para a prevenção de neurotraumasEquipes realizam ações de conscientização em Manaus para a prevenção de neurotraumasO Hospital Universitário Getúlio Vargas da Universidade Federal do Amazonas (HUGV/Ufam) participará nesta quarta-feira, 13, da 'Semana Neuro em Ação', campanha organizada pela Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN) que ocorre no país inteiro de 11 a 15 de setembro. Neste ano, a iniciativa tem como objetivo a conscientização em massa quanto aos perigos de hábitos cotidianos, como o uso do aparelho celular à direção, o mergulho em águas rasas e as más posturas corporais.

A abertura oficial do evento será na quarta, às 8h, no 9º andar do HUGV. Após a cerimônia de abertura, acompanhantes, familiares e pacientes do HUGV e Ambulatório Araújo Lima (AAL) serão convidados a participar de palestras e exibição de vídeos educativos com informações essenciais à prevenção de condutas que podem levar à uma epidemia de neurotraumas. Em Manaus, no último domingo, dia 10, já foram realizadas ações educativas com equipes de conscientização atuando no calçadão da Ponta Negra, levando informações à população no local. 

Além do HUGV, serão realizadas ações de conscientização com profissionais ligados à SBN em outros pontos da cidade.  Na quinta-feira, 14, a campanha ocorre na Escola Estadual Pedro II. Na sexta,15, o Shopping Ponta Negra recebe atividades educativas.

Núcleo de Antropologia Visual da Ufam exibe o documentário `Beyond Fordlandia´ no dia 13 de setembro

O Núcleo de Antropologia Visual da Ufam (Navi/Ufam) exibe na próxima quarta-feira, 13, às 15 horas, no Auditório Rio Negro, o documentário `Beyond Fordlandia´, do diretor Marcos Colón. O evento contará com a presença do professor Marcus Barros, ex-reitor da Ufam e do Ibama.

O documentário, de 84 minutos, aborda a trajetória do projeto do empresário Henry Ford na Amazônia, desde 1927, quando criou duas cidades: Fordlândia e, depois, Belterra, esta para o plantio da seringueira, produtora do látex, importante produto para a sua indústria automobilista. Ford também foi pioneiro no plantio de soja na Amazônia, nos anos 1930.

Marcos Colón traz uma visão crítica, de preocupação com o futuro da Amazônia, através de depoimentos de estudiosos como Marcus Barros, Barbara Weinstein, do sociólogo e poeta Paes Loureiro, do jornalista Lucio Flavio Pinto, pesquisadores norte-americanos e as várias vozes dos residentes, agricultores, sindicalistas e ativistas de Belterra e Santarém.

O filme reúne a “verdade” dos arquivos de Ford e a “verdade” dos depoimentos colhidos para narrar a verdade do diretor. Um documentário não é a expressão da realidade, nem a captura de uma verdade. Tudo é fruto de escolhas que se materializam no ato de editar o material filmado. Assim, um documentário pode ser ficcional tanto quanto um filme de ficção.

Cine Vídeo Tarumã traz cinema italiano recente

Esta semana o Cine Vídeo Tarumã apresenta filmes italianos recentes. Os três filmes selecionados se tratam de comédias dramáticas, gênero que mistura o bom humor com personagens bem desenvolvidos e temáticas mais sérias, abordando até mesmo críticas sociais. As sessões são gratuitas, com início às 12h30 e ocorrem no auditório Rio Negro, localizado no hall do IFCHS, antigo ICHL, na Universidade Federal do Amazonas.                                                                                                                                                                 
Na segunda-feira, dia 11, o filme exibido é O Primeiro que Disse, do diretor Ferzan Ozpetek. O longa conta a história de Tommaso (Riccardo Scamarcio), membro de uma família tradicional e proprietária de uma fábrica de massas no sul da Itália. Ele sai de Roma e vai ao encontro de sua família para uma reunião que irá anunciar seu irmão, Antônio (Alessando Preziosi), como o eleito para assumir os negócios. Aproveitando a oportunidade, Tommaso decide contar para todos sobre sua homossexualidade, porém seu irmão comunica aos familiares que também é gay, obrigando Tommaso a esconder sua revelação e assumir a fábrica. 
 
Na quarta-feira, é a vez de Perfeitos Desconhecidos, obra de 2016. O filme conta a história de sete amigos de longa data que se reúnem para um jantar. Em uma brincadeira, o grupo decide compartilhar um com o outro, na mesa, o conteúdo de cada mensagem de texto, e-mail e ligações que recebem. No jogo, muitos segredos começam a revelar, provando que nem todos se conhecem de verdade.

Na sexta-feira, dia 15, o filme exibido é Loucas de Alegria. O longa retrata a amizade de Beatrice (Valeria Bruna Tedeschi) e Donatella (Micaela Ramazzotti), duas mulheres com personalidades completamente distintas. Beatrice é uma mulher rica e extravagante, que dá ordens a todos ao redor e não para de falar em momento algum. Donatella é tímida e misteriosa, evitando o contato das outras pessoas. As duas se encontram internadas em um hospital psiquiátrico e aos poucos se tornam grandes amigas, decidindo fugir da instituição para resolver uma questão do passado de Donatella.

Semana de Petróleo e Gás ocorre de 27 a 29 de setembro na Ufam. Inscrições abertas

O curso de Engenharia de Petróleo e Gás da Faculdade de Tecnologia da Ufam promove a quinta edição da ‘Semana de Engenharia de Petróleo e Gás’ (SEPeG). Com o tema ‘Potencial petrolífero na Amazônia: cenário atual e perspectivas’, o evento ocorre de 27 a 29 de setembro, das 8h às 20h, no auditório Rio Amazonas, setor Norte do campus universitário.

As inscrições podem ser feitas por meio do site da SEPeG, e devem ser confirmadas presencialmente na sala do Centro Acadêmico do curso, até o início do evento. Cada atividade realizada durante a Semana dá direito a certificado de participação.

Programação

Palestras, debates e oficinas estão previstos na programação que reunirá alunos e professores de diversos cursos e instituições, além de profissionais renomados da área petrolífera do Brasil. Representantes de empresas como Atem, Braserv, Eletrobrás, Petrobrás e Cigás já tem palestras confirmadas.

A programação completa pode ser acompanhada na fanpage da Semana.

Desde sua criação, em 2011, a SEPeG busca ampliar horizontes, semear conhecimento e estreitar o relacionamento entre a universidade e a indústria.

Faced encerra curso de especialização no dia 23 de setembro

A Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas (Faced/Ufam) informa a finalização do Curso de Especialização Educação, Pobreza e Desigualdade Social (EPDS). A cerimônia de entrega dos certificados e encerramento do curso será realizada no dia 23 de setembro, às 9h, no auditório Rio Amazonas, situado no setor Norte do campus universitário. Acesse o convite em anexo.

Coordenada pela professora Rosa Mendonça de Brito, a especialização teve como objetivo a reflexão, o debate e a proposição de ações que possibilitem as transformações das condições de pobreza e de extrema pobreza de crianças, adolescentes e jovens. O curso reuniu profissionais envolvidos com políticas sociais relacionadas à educação, operadores escolares, gestores, professores e membros da equipe pedagógica de escolas estaduais e municipais, além de gestores e equipe técnico-pedagógica dos órgãos centrais estaduais e municipais e outros profissionais da educação e da assistência social.

Anexos:
Fazer download deste arquivo (Convite EEPDS.pdf)Convite EEPDS.pdf[ ]572 kB

Museu Amazônico abriga a ‘XI Primavera dos Museus’ até 29 de setembro

De 15 a 29 de setembro, a partir das 14h (primeiro dia), o Museu Amazônico da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), abriga atrações culturais contempladas pela ‘XI Primavera dos Museus’, evento promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). O local é endereçado na Rua Ramos Ferreira, 1036, Centro.

Oficinas de audiovisual e confecção de cerâmica, orquestras, apresentações de pesquisas arqueológicas e visita às dependências do Museu são algumas das atividades, que são gratuitas e abertas a todos os públicos interessados. Verifique a programação completa em anexo.  

Dyson Teles, diretor do Museu Amazônico, afirma que pretende aproveitar o tema desta edição - “Museus e suas memórias” - para atribuir reflexões aos participantes acerca da relevância dos acervos material e imaterial (simbólico) desta Instituição memorial. “Este ano, a programação cultural e científica foi construída por meio de parcerias com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), com o Museu da Amazônia (Musa) e com equipe composta por voluntários”, acrescentou. Teles avalia a programação como diversificada e educativa.

Coordenadora local do Ibram, Carolina Brandão classifica a interdisciplinaridade agregada ao evento como importante ferramenta de propagação informativa. “Este é um momento ímpar no conjunto de ações culturais e científicas do Museu, pois congregam-se artistas, intelectuais e cientistas em prol do compartilhamento de informações sobre as áreas de atuação dos presentes”, observou Carolina.

Horário de funcionamento

Exceto durante os dias da programação do evento, as visitas ao Museu Amazônico podem ser realizadas em dois horários: das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30.

 

Informações: (92) 3305-5200

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Cine Vídeo Tarumã homenageia Jerry Lewis

No último dia 20 de agosto o cinema perdeu mais um de seus grandes ícones: o Rei da Comédia, Jerry Lewis. Relembrando seu destaque nas décadas de 50 e 60, além de sua influência para diversos comediantes atuais, o Cine Vídeo Tarumã realiza uma seleção de filmes com sua participação dias 04 e 06 de setembro. As sessões são gratuitas, com início às 12h30 e ocorrem no auditório Rio Negro, localizado no hall do IFCHS, antigo ICHL, na Universidade Federal do Amazonas.

Na segunda-feira,04, o primeiro filme exibido é O Professor Aloprado, versão de 1963. O longa dirigido e protagonizado por Jerry Lewis narra a história de um professor desajeitado e ridicularizado por outras pessoas devido a sua aparência. Decidido a não mais passar vergonha, ele cria uma poção que o transforma em um indivíduo atraente e, posteriormente, se vê metido em situações complicadas quando sua real aparência vem à tona.

Na quarta-feira, 06, é a vez de O Rei da Comédia. O filme também reúne um grande elenco de comediantes com a participação de Sandra Bernhard, Robert De Niro e Ed Herlihy. Conta a história de um consagrado apresentador de TV (Lewis) que é sequestrado por um aspirante a comediante (De Niro). Para se salvar da situação, o apresentador concede espaço em seu programa de TV para que o comediante possa apresentar seu número.

Na sexta-feira, dia 8, o Cine Vídeo Tarumã não funcionará em função da determinação de ponto facultativo na Ufam. 

Centro de Artes da Ufam promove Exposição `MovimentAR´, de 8 a 25 de setembro

No período de 8 a 25 de setembro, nos horários de 8h às 12h, e de 14h às 17h, a Galeria do Centro de Artes da Ufam (Caua) será palco da Exposição de Arte `MovimentAR´, com curadoria de Priscila Pinto. 

O `MovimentAR´ é a primeira exposição individual da artista Polly D'Ávila, na galeria do Centro de Artes e  apresenta desenhos e pinturas em grandes dimensões,  e fotografias em preto e branco, tendo como referência o corpo em movimento.

O público terá a oportunidade de perceber e apreender corpos possíveis, apresentados em escorço, contorcidos, em diferentes posições, que carregam a leveza do espírito, a liberdade de poder se entregar ao movimento da dança, ao movimentAR!

Polly D´Ávila é formada em Licenciatura em Artes Plásticas pela Ufam, com mestrado em Letras e Artes pela UEA, e tem participado de várias exposições no decorrer de sua carreira, desde meados dos anos 2000.

Localização - O Centro de Artes da Universidade Federal do Amazonas está localizado na Rua Monsenhor Coutinho, 724, no Centro de Manaus. A entrada é gratuita.

 

Informações: (92) 3305-5150

Semana de Biologia aborda alianças das Ciências Biológicas, de 2 a 6 de outubro

Intitulada ‘Alianças da Biologia’, a trigésima Semana de Biologia da Ufam (Sembio) será realizada de 2 a 6 de outubro. O credenciamento deve ser efetuado às 13h do primeiro dia do evento, no hall da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA), setor Sul do Campus Universitário e a solenidade de abertura ocorre às 14h, no auditório Samaúma, localizado nesta unidade acadêmica. Acesse a programação completa.

A iniciativa é do Centro Acadêmico de Biologia (Cabio), em parceria com diversos discentes e docentes do curso. Para participar, é necessário realizar inscrição prévia até a data de início das atividades, para que seja possível a emissão de certificados de horas complementares. As palestras são gratuitas e abertas a todos os públicos interessados.

Segundo a coordenadora do evento, professora Cintia Cornelius, o objetivo é promover um ambiente de intercâmbio de experiências e de conhecimento científico entre acadêmicos de graduação, de pós-graduação e profissionais da área, principalmente. O foco de abordagem será as ‘alianças’ estabelecidas pela Biologia com diferentes âmbitos sociais, científicos e tecnológicos. “Além da temática do ensino e da multidisciplinaridade das Ciências Biológicas, serão discutidas as reformas do ensino médio e seus impactos no desenvolvimento científico, através de palestras e mesas-redondas”, acrescentou a professora.

As palestras abrangem eixos temáticos pertinentes não apenas à produção acadêmica, mas ao interesse público, como a resposta imunológica apresentada por pacientes de tuberculose, os estágios cumpridos em escolas, química atmosférica, entre outras. Confira la ista com todos os palestrantes e com as pautas a serem apresentadas clicando aqui.

 

Informações: (92) 3305-1797

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Ciências Contábeis realiza II Semana de Contabilidade nos dias 19, 20 e 21 de setembro

O Departamento de Contabilidade da Faculdade de Estudos Sociais (FES) realiza, nos dias 19, 20 e 21 de setembro de 2017, no auditório Rio Amazonas, no setor Norte do Campus, a II Semana Acadêmica de Contabilidade da Ufam. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no endereço http://eventos.ufam.edu.br/eventos/home/login até o dia do evento.

A II Semana Acadêmica de Contabilidade tem como objetivo promover amplo debate sobre questões pertinentes e desafiadoras às Ciências Sociais no cenário nacional, auxiliando no preparo e na instrumentalização dos futuros contadores, consultores e professores.

A idéia da II edição surgiu da atual situação conjuntural, política e social que atravessa o Brasil e o mundo; sobre o papel do cientista contábil perante a sociedade nos espaços públicos e privados e a atuação do profissional numa sociedade globalizada, destacando o seu papel neste contexto. O evento sugere uma ampla discussão no meio acadêmico sobre diversos aspectos da área e coloca à disposição do público, para debater conteúdos sobre a formação, o mercado de trabalho e a troca de conhecimento.

A II Semana de Contabilidade terá importantes palestrantes, como o professor Manoel Junior, que proferirá a palestra de abertura, intitulada Exame de suficiência. As palestras 'Incentivos fiscais na ZFM', do professor Manoel Arcângelo; 'Educação fiscal', do professor Neiraldo Dixon; 'Situação atual da Previdência Social do Brasil: déficit ou superávit', do professor Emerson Oliveira; 'Atuação do perito federal', do perito da Polícia Federal, Júnior Brasil (ex-aluno da Ufam); 'Empreendimentos para contadores', do professor Giovanni Silva; 'SPED Fiscal', do auditor Alan Correa, da Secretaria de Fazenda do Amazonas (Sefaz); e 'Gestão da saúde e custos hospitalares', do vice-reitor da Ufam, Jacob Cohen, compõem a programação.

Um dos cursos mais antigos da Ufam

O curso de Contabilidade foi instalado em 1965 e tem contribuído na formação de profissionais qualificados que atuam em inúmeras áreas na região. O quadro docente tem 22 professores para atender 708 estudantes no total. A graduação oferece 62 vagas para o noturno (31 para o PSC e 31 para o Sisu) e 62 para o vespertino (31 para o PSC e 31 para Sisu). 

Anexos:
Fazer download deste arquivo (programacao_semanacontabilidade.3doc.pdf)programação[ ]119 kB

Cine Vídeo celebra cinema latino-americano, de 28 a 30 de agosto

Esta semana o Cine Vídeo Tarumã traz para a sua programação filmes latinos produzidos recentemente. Os longas discutem em seus enredos os trágicos eventos das ditaduras militares, críticas ao comportamento da mídia com relação ao seu tratamento a política e sobre as dificuldades socioeconômicas que muitos ainda passam em seus países. As exibições ocorrem no auditório Rio Negro, localizado no hall do IFCHS, sempre às 12h30, nos dias 28 e 30 de agosto e no dia primeiro de setembro.
 
 
 
Na segunda-feira será exibido será “A Passageira”, longa dirigido pelo peruano Salvador del Solar, seu enredo nos traz Magallanes (Damián Alcázar) como personagem principal. Ele é um motorista de táxi que, numa de suas corridas, encontra Celina (Magaly Solier), uma mulher de seu passado, quando era soldado do exército peruano. Magallanes, após o encontro, decide ajudar Celina com seus problemas financeiros, como uma forma de se redimir devido aos seus atos do passado.

Na quarta-feira será exibida a comédia política “A Ditadura Perfeita”, dirigido por Luis Estrada. O roteiro do filme segue a emissora de TV MX TV, que se envolve com políticos para conseguir audiência e influência. Quando o presidente do País comete uma gafe, esta emissora passa a exibir o vídeo de Carmelo Vargas (Damián Alcázar), governador e futuro candidato à presidência, praticando corrupção. Para salvar a carreira, Vargas fecha acordo com a mesma emissora para reverter a situação e transformá-lo de inimigo à salvação do País.
 
Encerrando a programação, na sexta-feira, 1º, será exibido o drama “La Playa”, dirigido por Juan Andrés Arango (Luis Carlos Guevara). O filme conta a história de Tomás, um jovem que abandonou sua vila natal devido a guerra e vive na capital, Bogotá. Quando Jairo (Andrés Murillo), seu irmão mais novo viciado em drogas, desaparece, ele decide procurar o menino pela cidade com a ajuda do irmão mais velho, Chaco (Jamés Solís). 

PPGM realiza centésima defesa de mestrado, no dia 4 de setembro

A coordenação do Programa de Pós-Graduação em Matemática da Ufam (PPGM) convida a comunidade acadêmica a presenciar a centésima defesa de dissertação de mestrado no dia 4 de setembro, a partir das 16h, no auditório Professor José Henrique de Sá Mesquita do Departamento de Matemática, localizado no Instituto de Ciências Exatas (ICE), setor Norte do Campus Universitário.

Com o título “Diferenciabilidade dos autovalores de operadores uniformemente elípticos, de segunda ordem em domínios regulares e não regulares”, o trabalho executado por Vinícius Bandeira encerra a primeira centena de dissertações. A pesquisa foi orientada pelo docente da Universidade Federal do ABC (localizada na região metropolitana Grande ABC, em São Paulo), Marcus Marrocos e será avaliada pelo professor da Ufam, José Gomes e por Abdênago Barros, da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Defesas antecessoras

A partir das 9h do dia 31 de agosto, ocorre a apresentação da dissertação do candidato Alan Junior, intitulada “Álgebras de Kac-Moody não torcidas como extensões centrais de Álgebras de Loop”. Orientada por Vyacheslav Futorny, professor da Universidade de São Paulo (USP), a pesquisa será analisada por German Benitez, da Ufam, e por Luiz Ramirez, docente da UFABC.

O candidato Eduardo Pedrozo defende a pesquisa “O teorema de Brauer sobre o índice e o período de álgebras simples centrais” no dia 1º de setembro, às 10h. A dissertação foi feita sob orientação do professor da Ufam, Wihelm Cardoso e a mesa avaliadora será composta pelos docentes Stefan Ehbauer e Luis Sosa, docentes da Ufam e da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), respectivamente. Ambos os trabalhos serão defendidos no auditório Professor José Henrique de Sá Mesquita.

 

Informações: (92) 3305-4600

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.