Visita à Universidade do Porto sela renovação de cooperação técnico-científica e cultural

 
 
Por Carla Santos 
Equipe Ascom Ufam
 
Comitiva brasileira da Ufam com gestores da Universidade do Porto, fundada em 1911Comitiva brasileira da Ufam com gestores da Universidade do Porto, fundada em 1911
Depois de renovar o termo de cooperação técnico-científica com a Universidade da Beira Interior (UBI), em Portugal, a delegação da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) capitaneada pelo reitor, professor Sylvio Mário Puga Ferreira, esteve nesta segunda-feira, 08, na Universidade do Porto. O objetivo da visita foi similar ao da UBI: aprofundar a relação com instituição europeia, classificada com o melhor conceito no ranking da QS World University, fundação que analisa a qualidade da educação em âmbito global. 
 
Durante a estada, a comitiva brasileira, integrada também pela professora da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (Feff), Artemis de Araújo Soares e pelo médico Jorge Massulo de Aguiar, foi recepcionada pelo reitor da Universidade do Porto, professor Sebastião Feyo de Azevedo, pela vice-reitora de Relações Externas e Cultura, professora Maria de Fátima Marinho e pelo diretor da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (Fadeup), professor Antônio Fonseca. 
 
Satisfeito com os resultados obtidos durante a agenda internacional, o reitor falou da colaboração entre as Academias. "A Universidade do Porto é uma Instituição com a qual mantemos acordo de cooperação técnica há mais de 30 anos. O precursor dessa iniciativa foi o nosso atual chefe de gabinete, professor Almir Liberato, o primeiro docente da Ufam a cursar doutorado no Porto. Hoje, estivemos aqui para reafirmar o nosso interesse e ratificar nosso compromisso de estreitar a relação com a Universidade em todas as áreas nas quais atuamos", informou. 

Programação levou delegação brasileira à Faculdade de DesportoProgramação levou delegação brasileira à Faculdade de Desporto

Na programação, estavam previstas visitas ao Clube Universitário do Porto, à Faculdade de Economia e à Porto Bussiness School.   
 
Acordo de cooperação institucional - O objetivo do termo é estabelecer contribuição mútua nos campos acadêmico, científico e cultural, visando a realização de pesquisas, intercâmbio de estudantes e docentes.
 
Abrange, também, a promoção, execução e divulgação de estudos em projetos e pesquisas, a organização e realização de seminários, encontros, reuniões e painéis, bem como a facilitação das condições para permuta de periódicos de trabalhos e resultados científicos, necessários ao desenvolvimento das incursões científicas elaboradas em conjunto. 
 
Sobre a U.Porto -  Fundada no ano de 1911, seu campus abarca três polos, nos quais estão estruturadas 14 faculdades. A comunidade acadêmica soma, atualmente, pouco mais de 29 mil estudantes matriculados e aproximadamente 2.300 docentes e pesquisadores.