Em comemoração ao Dia do Médico e do Cirurgião-Dentista, Ufam participa de grande ação social na Ponta Negra

Os Conselhos de Medicina e de Odontologia do Amazonas, em parceria com a Ufam, Associação Amazonense de Ginecologia e Obstetrícia, Fundação Alfredo da Matta, Semsa, HUGV-Ebserh, Uniodonto Manaus e Fundação Piedade Cohen (Fundapi) levarão atendimentos médico-odontológicos e laboratoriais à população, no dia 15

Por Carla Santos, Inácia Caldas e Alberto Fermin 
Equipe Ascom Ufam, Ascom Creman e Ascom HUGV/Ebserh

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam), por meio das Faculdades de Medicina, de Odontologia e do Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV/EBSERH), participa, no próximo dia 15 de outubro, das 8h às 12h, na Ponta Negra, da primeira grande ação social odonto-médica alusiva ao Dia do Médico, comemorado no 18 de outubro e ao Dia do Cirurgião-Dentista, festejado pela categoria no dia 25 de outubro. A mobilização vem sendo coordenada pelos Conselhos de Medicina e de Odontologia do Amazonas, com participação ativa da Associação Amazonense de Ginecologia e Obstetrícia (Assago), Fundação Alfredo da Matta, Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa) e Fundação Piedade Cohen (Fundapi).

Ao longo de toda esta semana, os coordenadores da ação têm se reunido para acertar os últimos detalhes do evento. Uma dessas reuniões aconteceu na Ufam, com a presença do reitor e do vice-reitor, professores Sylvio Puga e Jacob Cohen, respectivamente. Para o reitor, a iniciativa tem relevância não apenas social, estando além do âmbito da saúde. "A Universidade vai participar deste evento com professores e alunos da graduação e da residência, levando serviços necessários a quem mais precisa. Além da importância da ação para a população, é válido ressaltar que, para nós, iniciativas como essa são enriquecedoras não apenas no que tange à formação acadêmica de nossos alunos, mas como experiência humana que eles terão ao dedicar o seu tempo para fazer o bem", considerou o reitor. 

Reitor e vice-reitor recebem organizadores do evento para discutir participação da UfamReitor e vice-reitor recebem organizadores do evento para discutir participação da Ufam

O vice-reitor, professor Jacob Cohen, disse que uma das funções da Universidade é prestigiar os órgãos mais ativos e importantes da sociedade, principalmente aqueles que se engajam em causas sociais. "O projeto que vem sendo coordenado pelos Conselhos de Odontogia e Medicina merecem toda nossa atenção e colaboração. Eles estão comprometidos em prestar o atendimento e também fazer o acompanhamento e direcionamento dos casos que necessitem de cuidados. Nós estaremos aqui para colaborar e nosso apoio será total", garantiu o vice-reitor. 

Os presidentes dos Conselhos de Medicina e de Odontologia estiveram presentes à reunião e também teceram considerações sobre a ação. O presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado do Amazonas (Cremam), José Bernardes Sobrinho, ressaltou que o objetivo da Ação Social é conscientizar a população sobre a importância da prevenção das doenças por meio de exames periódicos. “Daremos orientações para que as pessoas procurem atendimento médico ao sentirem alguns sintomas referentes ao seu estado de saúde. A prevenção é o melhor tratamento”, afirmou José Bernardes.

Faculdade de Medicina recebeu coordenador de curso de Odonto e organizadores do eventoFaculdade de Medicina recebeu coordenador de curso de Odonto e organizadores do evento

De acordo com o presidente do Conselho Regional de Odontologia do Amazonas (CRO-AM), a ação faz parte de um trabalho de compromisso social dos Conselhos. “É importante essa aproximação para trocarmos experiências e, nesses dias em que temos trabalhado para ajustar os últimos detalhes do evento, percebemos que nossos parceiros estão tão envolvidos quanto nós. Certamente, será uma realização grandiosa para a população”, disse João Franco.

Segundo o presidente da Assago, Gilson Corrêa, é salutar a iniciativa do Cremam em realizar uma ação médico social em parceria com instituições ligadas à saúde, comemorando a semana do Médico. “A Associação Amazonense de Ginecologia e Obstetrícia tem a honra de ser convidada para participar deste evento e aproveitará para divulgar informações relevantes sobre a saúde da Mulher”, completou.

O dermatologista e diretor-presidente da Fundação Alfredo da Matta, Helder Cavalcante, acredita que será uma ótima oportunidade de integração do Cremam com a comunidade, na forma de prestação de serviços dermatológicos, quando muitas pessoas poderão fazer exames de pele e receber consultas e encaminhamentos nos casos mais complexos. “Será uma experiência certamente exitosa”, completou.

Para o titular da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Marcelo Magaldi, o evento é uma ação de responsabilidade social muito significativa para a população. “Manaus é uma cidade complexa e precisamos de parcerias. No que couber a nós, estaremos à disposição para servir”, afirmou o secretário.

Parceiros na ação social: Presidente da Assago, Gilson Corrêa (E), o secretário da Semsa, Marcelo Magaldi (C), em reunião com os coordenadores do evento e o diretor-presidente da Fundação Alfredo da Matta, Francisco Helder Cavalcante Souza   Parceiros na ação social: Presidente da Assago, Gilson Corrêa (E), o secretário da Semsa, Marcelo Magaldi (C), em reunião com os coordenadores do evento e o diretor-presidente da Fundação Alfredo da Matta, Francisco Helder Cavalcante Souza

O superintendente do HUGV/Ebserh, Júlio Mário de Melo e Lima, acredita que essa é uma ação de muitas que ainda serão realizadas em conjunto. "Sempre seremos parceiros do Cremam", disse.

Outra parceria firmada para a realização da ação social se deu junto à Uniodonto Manaus. O evento contará com a Unidade Móvel Odontológica da Uniodonto Manau, acompanhada de profissionais odontólogos e auxiliares que farão atendimento profilático gratuito aos que se dirigirem à ação social.

"A Uniodonto Manaus como cooperativa odontológica que busca sempre garantir a felicidade das pessoas através da valorização do sorriso e saúde bucal não poderia deixar de participar desta nobre iniciativa conjunta do CRO-AM e CRM-AM e desde já parabeniza os cirurgiões-dentistas e médicos amazonenses pela dedicação à saúde de nossa sociedade", afirmou a presidente da Uniodonto Manaus, Daniele Magalhães.

Conforme explicações da secretária geral do Cremam, Amazonina Telles de Sousa, e do presidente do CRO-AM, João Franco, serão realizados exames laboratoriais, com orientações para prevenção de doenças nas seguintes áreas: dermatologia, ginecologia, oftalmologia, cardiologia, ortopedia, nefrologia, pediatria, pneumologia, urologia (entre outras) e consultas odontológicas, com ênfase na Campanha Nacional de Prevenção do Câncer Bucal, evidenciando o diagnóstico precoce. 

Para mais informações: (92) 99117-5959 e 3656-0531 (Ramal 26), secretariageral.cremam@portalmedico.org.br e croam@croam.org.br